Com medalhistas olímpicos, Pan-americano de Wrestling começa nesta sexta-feira (5/5)
Com medalhistas olímpicos, Pan-americano de Wrestling começa nesta sexta-feira (5/5)
Principais atletas das Américas duelam com entrada gratuita, a partir das 10h, em Lauro de Freitas. Torneio termina na segunda (9/5) com a versão das areias da modalidade
Lauro de Freitas, Bahia
O Pan-americano de Wrestling 2017 começa nesta sexta-feira (5/5) às 10h, horário de Brasília, no Centro Pan-americano de Judô, Lauro de Freitas, Bahia. Entre os 209 atletas, os principais atletas do Brasil e medalhistas olímpicos dos Jogos Rio 2016. Os primeiros a subirem no tapete são os lutadores do estilo greco-romano. O brasileiro Davi Albino, categoria até 98kg, vai tentar impedir o tetracampeonato do cubano Yasmany Lugo, prata nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Nomes da nova geração como Calebe Correa até 59kg e Joílson Júnior até 66kg se unem a nomes como Ronisson Brandão, até 85kg, Ângelo Moreira, até 75kg, e Antônio Henrique dos Santos, até 130kg.
“Vamos lutar em casa e todos os atletas nacionais têm condição de trazer medalhas para o Brasil. Como já tenho uma medalha de prata em 2015 no Pan,subir ao pódio é uma realidade, mas o que quero mesmo é a medalha de ouro. Gostaria de convidar toda torcida baiana a torcer por nós e dar aquela energia extra para nós brasileiros. Os cubanos são sempre favoritos, mas não são imbatíveis”, convocou Davi, primeiro brasileiro a vencer um atleta cubano, em Cuba e prata no Pan-americano na edição de 2015.
No sábado (6/5), a equipe feminina entra em ação. Lais Nunes, atual campeão pan-americana da categoria até 63kg, luta em busca do bicampeonato. A goiana realizou a preparação para o Pan em Winnipeg, Canadá, ao lado da companheira de clube Aline Silva e de Mayara Graciano. Aline vice-campeã mundial em 2014, luta na categoria até 75kg, já Mayara compete na divisão até 60kg. Giullia Penalber, prata em 2016 na categoria até 55kg, dessa vez luta na divisão até 53kg. Dailane Reis luta na categoria até 69kg e as revelações amazonenses Brenda Palheta até 58kg, Andria Pimentel até 60kg, e a carioca Carol Soares até 48kg completam a equipe nacional.
“Ano passado foi um ano muito especial. Primeiro ganhei a medalha de ouro no Pan-americano e depois me classifiquei para os Jogos Olímpicos do Rio. Um novo ciclo começa e novos desafios também. Durante o último mês fiquei em treinamento no Canadá e espero dar o meu melhor em busca do bicampeonato”, contou Lais, única atleta nacional a conquistar uma medalha de ouro pan-americana, nas três categorias etárias do esporte cadete (até 17 anos), júnior (até 20 anos) e sênior (acima de 20) .
Os atletas brasileiros do estilo livre lutam no domingo (7/5). Depois de fortes seletivas nacionais, a equipe norte-americana é favorita no estilo. O time brasileiro conta com três estados diferentes Rio de Janeiro, Amazonas e São Paulo,Wellington Silva na categoria até 57kg, Pedro Rocha até 86kg e Jhonatan Lopes até 125kg. Já o Amazonas conta com David Moreira até 61kg e Matheus Frota até 65kg. São Paulo completa a equipe com Lincoln Messias até 70kg e Felipe Santana até 97kg.
Beach Wrestling sacode Praia Stella Maris
Na segunda-feira (8/5), o Pan-americano de Beach Wrestling encerra o evento. Na Praia Stella Maris, a partir das 9h, os atletas lutam a versão das areias do wrestling tradicional. O Beach Wrestling é disputado em uma área circular de 9 metros delimitada na areia. Os atletas disputam round único de três minutos e quem fizer três pontos primeiro vence. Para pontuar, o lutador deve derrubar o adversário no solo ou retirá-lo da área delimitada, ações que valem um ponto. Se o adversário cair com as costas expostas ao solo é concedido dois pontos ao oponente. Não existe luta no solo. Se houve empate, vence quem fez a pontuação de maior valor ou marcou o último ponto do embate.
A vestimenta também é diferente do wrestling olímpico. Os homens lutam apenas de bermuda, já as mulheres lutam com short e top. Os atletas recebem pulseiras ou tornozeleiras nas cores azuis ou vermelhas para que o árbitro sinalize ao público as pontuações. Até três atletas por país são permitidos na competição e os atletas do wrestling olímpico devem engrandecer o torneio.
Confira a programação do Pan-americano de Wrestling
Local: Centro Pan-americano de Judô, Lauro de Freitas Bahia
Entrada: franca
Dia 5 – Estilo greco-romano (Eliminatórias 10h às 13h e finais 17h30 às 19h30)
Dia 6 – Wrestling feminino (Eliminatórias 10h às 13h e finais 17h às 19h)
Dia 7 – Estilo livre (Eliminatórias 10h às 13h e finais 17h às 19h)
Confira a programação do Pan-americano de Beach Wrestling
Local: Praia Stella Maris, altura da Barraca do Lôro
Dia 8 – Todas as categorias (9h às 14h)
Fúlvio Melo: (21) 98804-6974
Assessoria Confederação Brasileira de Wrestling (CBW)
Website: http://cbla.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/CBW.BrasilWrestling
Twitter: CBW_Oficial
Instagram:CBW_Oficial
Foto 1: Davi Albino (Kaio Almeida/CBW)
Foto 2: Lais Nunes (Bruna Félix/CBW)