Wrestling foi destaque de mais uma edição do Transforma
COB de Portas Abertas recebe 100 alunos da rede municipal do Rio de Janeiro
Os atletas olímpicos Joice Silva e Edgar Oliveira, o medalhista de ouro Joilson Júnior e a de bronze Dailane Reis, ambos nos Jogos Sul-Americanos de Cochabamba, juntaram-se aos 100 alunos das Escolas Municipais Olímpicas Cariocas Emma D’Avila de Camillis, de Pedra de Guaratiba, e Edmundo Bittencourt, de Benfica, para uma manhã olímpica nesta terça-feira, 30. As crianças, de 7 e 8 anos, visitaram o Comitê Olímpico do Brasil (COB), no Rio de Janeiro, e participaram do COB de Portas Abertas, através do Transforma, programa do COB de promoção dos Valores Olímpicos. Além das atividades culturais, o grupo participou de oficinas de luta olímpica, atletismo e tiro com arco.
A ação começou com o Teatro da História dos Jogos Olímpicos, no qual músicos e contadores de histórias levaram de forma divertida alunos ao mundo olímpico. Em seguida, os alunos participaram de oficinas esportivas.
“Dá vontade de espalhar essa ação para todos as escolas. Hoje moro nos EUA e lá as escolas treinam luta com os alunos no currículo. Com três semanas de treino a garotada já começar a competir. Gostaria muito que todos aqui tivessem esse conhecimento” conta a lutadora de wrestiling, Joice Silva, que se prepara para o retorno às atividades depois do nascimento do filho.
Outra atleta muito empolgada com a oficina foi a Dailane Reis, que ensaiou uma luta com Joilson Júnior para delírio das crianças que vibravam com os golpes dos atletas. “É a primeira vez que participo de uma oficina e ver o brilho no olhar dessas crianças me deu ainda mais orgulho do que faço”, releva Dailane, que já vê um crescimento do Wrestling depois das Olímpiadas de 2016.
Para Luana Gomes de Oliveira, do 2º ano da EMOC Edmundo Bittencourt, a visita ao COB foi maravilhosa. “Gostei muito do teatro e também de luta. Torci muito para tia Joice ganhar”, conta a aluna de 7 anos.
“Ao longo deste ano abriremos as portas para as duas Escolas Municipais Olímpicas Cariocas – EMOCs, que recebem a metodologia do Transforma. As visitas ao COB acontecerão em todos os meses do calendário escolar. Estamos muito entusiasmados com esta parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro”, diz Carolina Araújo, gerente de Cultura e Valores Olímpicos.
As Escolas Municipais Olímpicas Cariocas Emma D’Avila Camillis e Edmundo Bittencourt adotaram a nova metodologia de ensino este ano. Profissionais de ambas as escolas já deram início às atividades de capacitação do Transforma, que terá encontros presenciais nos meses de maio, agosto e novembro deste ano e o restante é feito em módulos a distância.
*** Informações Comitê Olímpico do Brasil