Ginga, coordenador Flavio Cabral e crianças fazem postura de luta durante (Guilherme Taboaba/COB)

COB celebra um ano do Transforma com evento no Museu do Amanhã

No próximo dia 25 de novembro, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) realizará, no Museu da Amanhã, no Praça Mauá, Rio de Janeiro, o evento “Valores que Transformam: a importância das habilidades socioemocionais na educação”, a partir das 9h da manhã. A ação marca a celebração de um ano da implantação do Transforma, programa do COB de promoção dos Valores Olímpicos, que, através de diferentes projetos, contribui para a formação integral do ser humano, atuando em escolas, por meio da educação olímpica.

“Tivemos uma parceria de sucesso com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro para a adoção da metodologia do programa nas Escolas Municipais Olímpicas Emma D’Ávila, em Pedra de Guaratiba, e Edmundo Bittencourt, em Benfica, nesse primeiro ano. A ideia é que num futuro próximo outras EMOCs recebam e outras cidades implantem o Transforma”, disse Paulo Wanderley Teixeira, presidente do COB.

Para celebrar as ações do Transforma durante o primeiro ano do programa, o “Valores que Transformam: a importância das habilidades socioemocionais na educação” compreenderá uma série de atividades e palestras.

Já na chegada ao Museu do Amanhã haverá uma exposição fixa na entrada com fotos e vídeos contando a história de um ano do Transforma. Além das EMOCs, no Rio de Janeiro, neste primeiro ano do programa, o Transforma atuou em Palmas durante a etapa regional dos Jogos Escolares da Juventude, foi implantado nas cidades de Taubaté, Blumenau e Cascavel e iniciou conversas para a implementação em escolas brasileiras no Japão, como parte das ações do Time Brasil para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020.

No auditório do Museu do Amanhã, serão quatro apresentações. Depois da abertura do evento, às 9h, haverá uma apresentação do Programa Transforma para convidados. Às 10h15, cerca de 350 professores parceiros do programa participarão do painel “Valores Olímpicos para a vida: abordagens práticas”, no qual educadores das disciplinas de Português, Matemática, Geografia e Química história, física e biologia falarão sobre as possibilidades de uso do conteúdo do programa nas aulas.

Às 12h45, Carolina Ferracini, da ONU Mulheres, parceira do COB em diversas ações, como na elaboração da Política de Enfrentamento e Prevenção ao Assédio Sexual e Abuso Moral e Sexual para o Esporte Nacional, apresentará o painel “Construindo um ambiente seguro para os alunos: o papel do professor”.

Encerrando o dia de atividades, Rossandro Klinjey, escritor, psicólogo, consultor, colunista e fenômeno das redes sociais com vídeos com mais de 100 milhões de visualizações, ministrará a palestra “O professor como agente do desenvolvimento emocional do educando”.

O Transforma atuou durante o primeiro ano do programa, principalmente, nas Escolas Municipais Olímpicas Cariocas (EMOC) Emma D’Avila, em Pedra de Guaratiba, e Edmundo Bittencourt, em Benfica. O COB de Portas Abertas levou todos meses alunos das instituições para a sede do Comitê para participar de uma programação cultural e praticar diversas modalidades olímpicas. As escolas também receberam doação de materiais e o Festival Transforma, que promoveu clínicas esportivas. O Transforma também levou diversos medalhistas olímpicos como Poliana Okimoto, Ágatha Rippel e Bárbara Seixas para interagirem com alunos das Escolas Municipais que levam o nome deles.

Os cursos Valores Olímpicos para a Vida (VOV) e o Curso de Iniciação Esportiva e Valores Olímpicos (CIEVO) foram fundamentais para o objetivo do Transforma de levar a temática olímpica para o ambiente escolar e contribuir para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, em consonância com as Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento do Ministério da Educação que norteia os currículos de todo o sistema de ensino nacional.

*** Com informações da Assessoria de Imprensa do Comitê Olímpico do Brasil