COB anuncia finalistas do wrestling no Prêmio Brasil Olímpico 2016
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou na última quarta-feira os finalistas do 18º Prêmio Brasil Olímpico, cerimônia que homenageia os melhores atletas do esporte nacional. Em 2016, os três indicados ao prêmio de melhor do ano no wrestling são: Aline Silva, Joilson Júnior e Lais Nunes. Aline Silva, venceu as últimas duas edições e é favorita para o tricampeonato. O vencedor será escolhido por um júri de atletas, jornalistas, dirigentes e anunciado no dia 29 de março, data da noite de gala do esporte nacional. Relembre os principais momentos de cada indicado em 2016.
Aline Silva, até 75kg, wrestling feminino – Aline fechou 2016 com três medalhas de ouro em torneio internacionais: Cerro Pelado, Torneio Internacional de Sassari e o bicampeonato Mundial Militar de Wrestling, esta última a principal conquista do ano, já depois dos Jogos Olímpicos. Aline ainda ficou com a prata no Torneio Internacional da Ucrânia e arrematou mais duas medalhas de bronze: uma no evento teste para os Jogos e outra no Pan da modalidade, em Frisco. A brasileira segue no Top 10 no ranking internacional das 20 melhores do mundo.
Lais Nunes, até 63kg, wrestling feminino – Lais iniciou 2016 em busca da vaga nos Jogos Olímpicos. No evento teste ficou com a medalha de bronze. Já no Pan-americano conquistou a medalha de ouro com excelentes performances e na semana seguinte transformou o sonho em realidade. A medalha de prata na seletiva olímpica em Frisco, Estados Unidos, garantiu Lais nos Jogos Olímpicos do Rio. Aos 23 anos, a goiana se tornou a atleta mais jovem a representar o wrestling brasileiro em uma edição dos Jogos Olímpicos. Ainda em 2016, a brasileira ficou com a medalha de prata no Torneio Internacional Cerro Pelado e figurou entre as 20 melhores do mundo no ranking internacional da modalidade.
Joílson Júnior até 66kg, estilo greco-romano – Joílson Júnior, com apenas 18 anos, assumiu a vaga de titular na seleção adulta da categoria e com um dos maiores níveis técnicos do país. O niteroiense conquistou a medalha de bronze no Grand Prix de Paris, a primeira competição entre os seniores. Como ainda pode disputar competições entre os juniores, Joílson representou o país no Pan-americano Júnior e não decepcionou. O brasileiro venceu os três adversários da sua categoria de peso, entre eles o cubano Sean Mora. A pouco idade de Joílson deixa a esperança de muito mais conquistas nos próximos anos. Como Lais Nunes, em 2012, Joílson integrou o Projeto vivência olímpica do COB.
*** Foto: Marcelo Pereira/Exemplus/COB