Circuito Nacional de Wrestling agita Cuiabá e vai contar com atletas de todo Brasil

Lutadores de todo Brasil se reúnem no sábado (18/11), 9h30, para disputa do Circuito Nacional de Wrestling – Etapa Centro-Oeste, no ginásio do Quilombo, em Cuiabá, capital do Mato Grosso. O torneio vai contar com lutadores da categoria Infantil, Sub-15, Sub-17, Sub-20 e Sênior (adulto). Um dos destaques é Guilherme Porto, atleta cuiabano que disputou os Jogos Pan-Americanos de Santiago de 2023 na categoria 86kg do estilo livre masculino, com apenas 21 anos e está na corrida para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

“É muito bom ver jovens tendo oportunidade de lutar contra atletas de todo território nacional e ver todos aqueles que já tem experiência crescendo e lutando em casa. O Wrestling é um esporte muito competitivo e todo esse crescimento do esporte com os Circuitos Nacionais gera novos competidores e só engrandece o esporte. Estou muito feliz de ir lutar em casa e comer um peixe com maxixe e uma Maria Izabel pratos típicos cuiabanos”, afirmou Guilherme Porto, 21 anos, natural de Cuiabá, atleta do Instituto Manduvi, e que atualmente mora em São José dos Campos, interior de São Paulo.

A Etapa Centro-Oeste é a última de três etapas do Circuito Nacional de Wrestling. A primeira, Norte-Nordeste, foi realizada em Campina Grande-PB e a segunda Sul-Sudeste, em Cubatão-SP. Os torneios valem pontos para o ranking geral da modalidade.

“É a segunda edição e dobramos o número de inscritos do ano passado. É importante trazer eventos desse porte para região para que atletas da região que não conseguem viajar longas distâncias. Cuiabá fica na região Centro-Oeste e facilita o deslocamento. É importante para o público ver uma competição ao vivo e se aproximar um pouco mais da modalidade. Outro fator são os pais assistindo o torneio. Muitos acompanham os filhos competir torneios internacionais apenas pela internet e vão poder ver ao vivo”, afirmou Luzia Fernandes, presidente e treinadora da Federação Mato-Grossense de Jiu-Jitsu e Lutas Associadas.

Além de Guilherme Porto, campeão do Pan-Americano Sub-20 e eleito o melhor atleta do torneio, o estado do Mato Grosso revelou atletas como Igor Queiroz, medalhista de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Ângelo Café, representante do Brasil no Pan-americano Sub-20 e jovens atletas. Um trabalho que começou há uma década e cresce a cada dia.

“Costumo dizer que é um trabalho passo a passo. Trabalhamos há 10 anos com o Wrestling. No início, como sou professora de Judô e Jiu-Jitsu, recrutei crianças de outras modalidades e apresentei o Wrestling, a escola em que trabalho é voltada para o esporte e isso ajudou muito na propagação da modalidade. Graças aos projetos voltados para as escolas de Mato Grosso, 80% dos atletas vem das escolas. Temos apoio do Estado, como o Secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jefferson Neves, e o Secretário Adjunto, Davi Moura, que não medem esforços para nos ajudar e vamos com 50 atletas que competem no país”, concluiu Luzia, treinadora convocada para representar a equipe nacional no Pan-americano U15 de Wrestling.

Veja o horário do Circuito Nacional de Wrestling Etapa Centro-Oeste

Dia: 18/11 (sábado)
Horário: 9h30 às 16h
Local: Ginásio do Quilombo, localizado no Centro Esportivo João Balduíno Curvo, Rua Presidente Café Filho – Quilombo, Cuiabá – MT.
Categorias: Infantil, Sub-15, Sub-17, Sub-20 e Sênior