Cinco Regiões no Tapete: Sudeste e a força além da fronteira das capitais
A série “Cinco Regiões no Tapete” chega ao sudeste, região mais populosa do país e que vem se destacando por revelar talentos fora da capital. Letícia Pimenta é natural de São Vicente, município situado na Baixada Santista, a lutadora é a prova que não é preciso estar na capital do estado para se destacar. Bicampeã Sul-americana e bronze no Pan-americano, ambos na categoria cadete (até 17 anos), a jovem lutadora compete seu primeiro Campeonato Brasileiro Júnior neste sábado, às 10h, na Upper Arena, e vai integrar a equipe do Campo de Treinamento Nacional Júnior de 24 a 28 de março no Parque Olímpico do Rio. Letícia celebra a chance de ter um local de treino perto de casa e crê que no aumento de praticantes da modalidade.
“Sempre tentei entender que o atleta não só precisa de uma boa estrutura, e sim de apoio familiar, força de vontade de conquistar tudo na vida. Ter um local adequado para treino, médico, fisioterapia, nutrição é ótimo. Treinamos em espaço pequeno, mas todos os dias procuro dar meu máximo nos treinamentos. Muitos jovens daqui se interessam por nossas conquistas e sinto que se treinássemos em um local maior teríamos ainda mais atletas”afirmou Letícia.
A lutadora não é a primeira semente a dar frutos. Calebe Correa e Guilherme Evangelista foram os primeiros nomes oriundos da cidade a despontar no cenário nacional e internacional, ambos no estilo greco-romano. Além de Letícia, Beatriz Andrade, Julia Oliveira e Thaissa Aníbal já representaram o estado e o país em torneios como a Gymnasiade. Letícia que também vai participar do Campo de Treinamento explica que sente uma evolução em seu jogo e sente uma chance ainda maior de evoluir.
“Estou treinando cada vez mais e sinto que melhorei bastante, quero vencer o júnior e representar o Brasil no Pan-americano. Esse treinamento vai ser muito bom pela troca de experiências, poder treinar com as atletas da seleção e também com os professores. Tenho certeza que vou evoluir ainda mais e continuar a crescer dentro da modalidade”, afirmou Letícia, estudante do período noturno para poder conciliar a sala de aula com os horários da academia de treinos.
Além de São Vicente, outros municípios como Cubatão, onde treina a vice-campeã mundial Aline Silva, Osasco, equipe mais antiga da modalidade fora da capital, e São José dos Campos, forte equipe que conta com a atleta olímpica Lais Nunes, demonstram que o wrestling não se restringe à capital do estado. Em outro estados da região exemplos não faltam. No Rio de Janeiro, a cidade de Niterói se destaca com nomes como Joilson Júnior, André Pinto e Dailane Reis, natural do município de Maricá. No Espírito Santo, Erivan Rocha é da cidade de Montanha, no interior do estado. Diego Romanelli, medalhista pan-americano é da cidade de Itamonte, Minas Gerais.
No próximo episódio da série “Cincos Regiões no Tapete” vai falar com Diego Rubik e a força na região Sul.