CBW inaugura oficialmente equipe permanente do estilo greco-romano em Campina Grande- PB
A Confederação Brasileira de Wrestling inaugurou oficialmente nesta terça-feira (18/04), no Clube Campestre, em Campina Grande-PB, a equipe permanente do estilo greco-romano da classe Sub-17. O projeto, em parceria com o Clube Campestre e a Área de Desenvolvimento Esportivo do Comitê Olímpico do Brasil, vai contemplar nove atletas entre 15 e 16 anos, de diferentes estados, que vão residir, estudar e treinar na cidade de Campina Grande, onde a CBW mantém um Centro Nacional de Treinamento em parceria com o Clube Campestre. O presidente da Confederação Brasileira de Wrestling, Flavio Cabral Neves, inaugura presencialmente o projeto no mesmo dia de fundação da Confederação.
“Aqui em Campina Grande vamos ter uma equipe treinando em dois períodos com um profissional de alto nível, e com uma equipe multidisciplinar à disposição dos atletas. Vamos promover diversas ações de treinamento para lutadores e treinadores, para que possamos evoluir internacionalmente dentro e fora do tapete de lutas. É especial inaugurar esta ação no mesmo dia da fundação da entidade”, explicou Flavio Cabral Neves.
O treinador contratado para comandar a equipe permanente é David Maia, técnico português que liderou equipes nacionais do estilo greco-romano em Portugal e no México, além de ter trabalhos reconhecidos na Suíça e na Áustria. David foi formado por Raul Trujillo, treinador de Mijain Lopez, quatro vezes campeão olímpico e responsável pelo estilo greco-romano em Cuba. A mistura das escolas europeia e cubana, aliada ao talento dos lutadores nacionais, pretende alavancar o estilo no Brasil.
“A implantação desta equipe permanente vai contribuir para a criação de uma escola brasileira de luta e formar uma nova geração de grequistas para que, em conjunto com os treinadores brasileiros, possamos desenvolver o wrestling no Brasil. Espero trazer minha experiência como atleta e treinador europeu para que essa iniciativa de equipe permanente perdure por anos. Os lutadores que vierem para o grupo terão de se esforçar ao máximo e tenho certeza que serão recompensados nos torneios que participarem”, afirmou o treinador português.
Os atletas foram selecionados por David, em março deste ano, em dois campos de treinamento e após participação no Campeonato Brasileiro Sub-17, realizado em São Paulo.
Confira a lista da equipe permanente Sub-17 do estilo greco-romano:
AP – Eike Kauã S. da Silva – categoria 65kg – Clube Ypiranga
RJ – Guilherme Landim Salles – categoria 80kg – Niterói Wrestling
AP – João Pedro A. de Moura – categoria 55kg – Clube Ypiranga
MS – José Luiz Prado – categroia 65kg – Escola de Lutas Agnaldo P. dos Santos
MS – Luan Alves Cabral – categoria 55kg – Escola de Lutas Agnaldo Pereira dos Santos
PB – Lucas da Silva – categoria 65kg – Clube Campestre
SP – Matheus Victor da Silva de Macedo – categoria 80kg – ONG Cícero Hulk Fights
PB – Pedro Henrique Rodrigues de Souza – categoria 48kg – Clube Campestre
RJ – Yuri Landim Ribeiro – categoria 48kg – Niterói Wrestling
Fundação da Confederação Brasileira de Wrestling
No dia 18 de abril de 2000, o professor Pedro Ernesto Prado Ferreira da Gama fundou a Confederação Brasileira de Lutas Associadas, entidade que foi reconhecida oficialmente pelo Comitê Olímpico do Brasil. Com o seu falecimento, Pedro Gama Filho assumiu a entidade até a eleição de Flavio Cabral Neves em 2021. Em 2015, seguindo o padrão da Federação Internacional de Lutas Associadas, atual United World Wrestling, a Confederação Brasileira de Lutas Associadas passou a se denominar Confederação Brasileira de Wrestling.