CBW contrata técnico David Maia e lança Projeto de Seleção Permanente de Desenvolvimento do Estilo Greco-romano

A Confederação Brasileira de Wrestling – CBW inicia em março de 2023, no Clube Campestre, de Campina Grande, um projeto pioneiro para o desenvolvimento do wrestling nacional: a criação de uma seleção permanente Sub-17 do estilo greco-romano. O Projeto é uma parceria entre a Federação Paraibana de Luta Olímpica (FBLO), o Clube Campestre de Campina Grande e a CBW, e será destinado aos grequistas de 15 e 16 anos de todo Brasil e terá, como primeiro objetivo a preparação para o Mundial Sub-17 de 2024, na Argentina.

O treinador português David Maia foi contratado pela Confederação para comandar o treinamento dos atletas, e já está no Brasil para iniciar o processo de seleção dos atletas.

“A implantação desta equipe permanente vai contribuir para a criação de uma escola brasileira de luta e formar uma nova geração de grequistas para que, em conjunto com os treinadores brasileiros, possamos desenvolver o wrestling no Brasil. Espero trazer minha experiência como atleta e treinador europeu para que essa iniciativa de equipe permanente perdure por anos. Os lutadores que vierem para o grupo terão de se esforçar ao máximo e tenho certeza que serão recompensados nos torneios que participarem”, explicou David Maia, que esteve no Brasil em dezembro e conduziu um campo de treinamento bastante elogiado pelos treinadores e atletas nacionais.

Os lutadores selecionados vão residir em Campina Grande com hospedagem, alimentação, treinamento e acompanhamento pedagógico custeados pela CBW. O Clube Campestre, local onde já funciona o Centro Nacional de Treinamento, além do espaço com tapete olímpico, apoiará o desenvolvimento dos atletas com sua equipe multidisciplinar, que envolve preparador físico, fisioterapeuta, nutricionista e psicólogo.

“É motivo de orgulho para o Clube Campestre receber esse projeto da CBW. O clube já é campeão interclubes da modalidade e tenho certeza que a criação dessa equipe vai fazer com que o wrestling paraibano e brasileiro cresça ainda mais. Além dos profissionais da fisioterapia, preparação física e psciologia, vamos ter também um auxiliar técnico. Já há um entendimento que nossos atletas e treinadores também vão poder observar e ajudar sempre que for preciso. Agradeço ao presidente Flavio Cabral Neves pela confiança”, afirmou o presidente Alex Marcolino.

O presidente da Federação Paraibana de Luta Olímpica, Adjaílson Coutinho, celebra por ter dentro do estado da Paraíba essa iniciativa pioneira na modalidade e acredita que o Projeto vai fazer o wrestling paraibano, estado com o segundo maior número de atletas cadastrados na plataforma de inscrições da CBW, atrás apenas de São Paulo, se tornar ainda mais forte.

“A criação desse Projeto na Paraíba demonstra mais uma vez o olhar nacional da gestão do presidente Flavio Cabral Neves e o esforço de tornar a modalidade nacional. A criação desta seleção comunga com o crescimento como um todo das Federações em território nacional e as estatísticas não mentem, a Paráiba é maior estado em atletas cadastrados na CBW do Nordeste. Tenho certeza que em breve o wrestling será um dos pilares das campanhas brasileiras nos Jogos Olímpicos. Em mundo globalizado em que vivemos, não existe limites, basta ter vontade política e Flavio Cabral olhou para o Nordeste e para Paraíba”. celebrou Adjailson.

Processo de seleção
Qualquer atleta nascido entre 2007 e 2008 de qualquer lugar do Brasil, pode se candidatar a fazer parte da equipe permanente do estilo greco-romano. O processo de escolha será realizado pelo treinador David Maia e acontecerá nos seguintes eventos:

  • Campo de Treinamento Sub-17 – 27/2 a 9/3 – SESI –Cubatão – SP
  • Campeonato Brasileiro Sub-17 – 11 e 12/3 – Centro Olímpico – São Paulo – SP
  • Campo de Treinamento Sub-17 – 13 a 17/3 – São Paulo – São Paulo – SP

Depois de serem escolhidos, os atletas deverão apresentar os seguintes documentos:

  • comprovante da anuidade da CBW paga
  • atestado médico modelo UWW 2023
  • autorização para integrar a equipe permanente assinada pelo responsável com reconhecimento de firma
  • Código de Conduta assinado pelo responsável com reconhecimento de firma

Confira o currículo do treinador David Braga da Costa Maia
Formação como Treinador

  • Curso Internacional de Treinadores de Luta Olímpica (FILA) nível 1 e nível 2


Principais atividades profissionais como Treinador:

  • Treinador e selecionador Nacional do México – Estilo Greco-Romano – 2018 – 2021
  • Diretor Técnico Nacional da Federação Mexicana – 2017- 2019
  • Treinador do Ringer Club Oberriet-Grabs – Clube Suíço – 2015 – 2017
  • Treinador da KSV Götzis Clube Austríaco – 2014 – 2015
  • Treinador Nacional de Portugal – Estilo Greco-Romano – 2000 a 2013
  • Responsável pela organização do treinamento e desenvolvimento de treinadores – 2000 – 2013

Principais atuações como atleta:

  • 12 vezes Campeão de Portugal – Estilo Greco-Romano
  • 8 vezes Campeão de Portugal – Estilo Livre
  • Participação nos Jogos Olímpicos Atlanta 1996