Cassio Bernardo e a experiência única promovida pela Fun Zone da Gymnasiade 2023
O wrestling foi sucesso dentro do tapete como esporte que mais conquistou medalhas na Gymnasiade 2023. Mas, além das 64 medalhas conquistadas, outras vitórias também foram obtidas fora do tapete. O treinador Cassio Bernardo, responsável pelo Projeto Geração UPP , no Jacaré, Rio de Janeiro, participou da FUN ZONE do Wrestling durante a Gymnasiade no Parque Olímpico. Cassio teve a oportunidade de propiciar a experimentação da modalidade para atletas de outras modalidades e delegações que estiveram no torneio.
“Só tenho a agradecer a oportunidade de estar diante de atletas do mundo todo. O FUN ZONE foi a oportunidade de diversas delegações conhecerem um pouco do Wrestling. Como a modalidade é um esporte intenso, procurei não exigir muito dos atletas do Boxe e do Badminton. Pude trocar experiências com atletas e treinadores do Azerbaijão e do Peru, o objetivo era proporcionar prazer em treinar wrestling ”, explicou Cássio.
Cabo da Polícia Militar do Rio de Janeiro, Cassio conheceu o Wreslting no fim dos anos 90 e retornou definitivamente para modalidade 16 anos depois. Decidiu treinar na equipe Niterói Wrestling e, em seguida, teve a oportunidade de expandir as fronteiras da equipe, formando um polo de treinamento e descoberta de talentos do outro lado na Baía de Guanabara.
“Conheci o wrestling em 1999, quando um amigo das Forças Armadas aplicou o primeiro suplex em mim. Em 2015, decidi retornar para modalidade, conheci Flavio Cabral, atualmente presidente da CBW e a treinadora da equipe Niterói Wrestling, Tânia Silva. Fui muito bem recebido. O wrestling é o esporte individual , mas também é muito coletivo, os atletas precisam do parceiro de treino para evoluir e os treinadores também. Recebi e recebo ajuda de muitos treinadores do Brasil inteiro. Em 2016, tive a oportunidade de iniciar o Projeto Geração UPP , polo da Niterói Wrestling e não parei mais”, relembra Cássio.
E não parou mesmo. Em pouco tempo o projeto já revelou nomes para equipe nacional e participou de equipes nacionais e internacionais. Rebeca Camilli, integrante da delegação nos Jogos Sul-Americanos da Juventude de Rosário, Thalyson Macedo, vice-campeão nacional na categoria sênior (adulto), são alguns dos atletas descobertos por Cassio, que saiu diretamente da Gymnasiade, no Rio de Janeiro, para o Campeonato Brasileiro Sênior, em Sergipe. O objetivo era acompanhar de perto seus pupilos.
“O wrestling é uma grande família e muito agregador. Quando um atleta sobe ao pódio ou ganha uma medalha, direta e indiretamente é uma realização pessoal. Claro que nem todos serão campeões, mas tenho certeza que todos serão pessoas e cidadãos melhores. Espero continuar com auxilio de todos para ajudar os jovens a serem campeões, pessoas melhores e acima de tudo grandes cidadãos ”, encerrou Cássio.