Ana França campeã brasileira júnior em 2019 (Caio Baptista/CBW)

Campeonato Mundial Júnior – Ana França até 57kg

O wrestling brasileiro volta ao tapete de lutas do Campeonato Mundial Júnior 2019, em Tallinn, Estônia, nesta quinta-feira (15/8). A campeã pan-americana, Ana França, entra em ação na categoria até 57kg do wrestling feminino. Depois de estrear com título em competições internacionais representando o Brasil no Pan Júnior da Guatemala esta ano, Ana revela estar com a mesma ansiedade para disputar seu primeiro Campeonato Mundial, embora tenha procurado se preparar ao máximo para o torneio.

“Em um primeiro momento fiquei muito nervosa em saber que ia representar o Brasil em um Mundial. Depois, pensei, estou indo para fazer o que treinei. Além disso estudei bastante as lutas do Mundial do ano passado e também as adversárias da minha categoria de peso. Sei que antes de todo torneio tem aquela ansiedade e que o nível de dificuldade de um Campeonato Mundial é ainda mais forte que de um Pan-americano, mas confio bastante em mim e vou lutar sempre buscando fazer o meu melhor” afirmou Ana França.

Graças ao programa Compete Brasília do Distrito Federal, que apoia atletas do alto rendimento de Brasília com passagens aéreas, Ana vai poder contar com seu treinador José Neto no córner do Mundial. Para lutadora ter o treinador no torneio além de transmitir segurança é ter a oportunidade de corrigir e evitar os erros no momento da luta. Depois de realizar um Pan-americano sem sofrer pontos das adversárias, Ana revela ter testado durante os treinamentos novos elementos para aprimorar suas técnicas.

“É muito importante poder contar com Neto no torneio. Ele já é meu treinador há seis anos e sabe dos meus pontos fracos e fortes. Depois do Pan-americano, quando voltei para Brasília treinamos novas técnicas e mesmo com a medalha de ouro ele me passou algumas coisas que poderiam ter facilitado minhas lutas no Pan. Ele me conhece e vai ser muito importante tê-lo aqui”, disse Ana.

Moradora da periferia da capital Federal, atualmente Ana França vive em um pensionato de uma igreja, onde tem horário para chegar e regras a cumprir. Antes menina problema, com direito a expulsão de duas escolas, Ana cursa direito em uma faculdade  privada de Brasília graças a uma bolsa destinada para atletas que se destacam no esporte. A lutadora espera continuar aproveitar as oportunidades que o esporte vem lhe proporcionando e sonha colocar o Brasil no pódio como as medalhistas dos Jogos Pan-americanos Lima 2019.

“Estou feliz de poder representar o Brasil novamente em uma competição tão importante. Nos Jogos Pan-americanos vimos Aline, Giulia e Lais passarem por cima das dificuldades e derrotar atletas de países com maior estrutura no wrestling como Canadá e Estado Unidos. Elas provaram que mesmo diante das dificuldades é possível vencer”, explicou Ana.

Ana França representa Brasília e o Brasil nesta quinta-feira a partir das 4h30, horário de Brasília. Para assistir as lutas ao vivo basta clicar aqui