Campeonato Brasileiro 2013 define seus campeões

Nem a chuva forte que caiu no final do dia em Osasco, SP, ofuscou o alto nível técnico apresentado pelos mais de 150 atletas durante o Campeonato Brasileiro Sênior de Luta Olímpica.

O dia começou com a disputa do estilo Greco romano. Ao todo 68 atletas de 13 estados competiram pelo título das 7 categorias de peso em disputa. Minas Gerais mostrou sua força vencendo 3 categorias com os atletas: Rafael Salles (55 Kg), Diego Romanelli (60 Kg) e Angelo Moreira (74 Kg), e ainda um terceiro lugar com o atleta Richard Moura (84 Kg).

Rio de Janeiro e São Paulo venceram em duas categorias cada, com Davi Albino (96 Kg) e André Feitosa (66 Kg) para os cariocas e Antonio Henriques (120 Kg) e Ronisson Brandão (84 Kg) para os paulistas.

Entre as meninas, o domínio foi quase todo de São Paulo, vencendo 5 das 7 categorias com as atletas: Mayara Graciano (51 Kg), Camila Tristão (55 Kg), Lais Nunes (63 Kg), Gilda Oliveira (67 Kg) e Aline Ferreira (72 Kg). Susana Almeida (48 Kg) e Joice Silva (59 Kg) do Rio de Janeiro foram as outras vencedoras.

Fechando a competição, o estilo Livre masculino mostrou um maior equilíbrio dentre os outros estilos com os estados do AM, RJ e SP vencendo em duas categorias cada, enquanto o estado da Paraíba, pela primeira vez, saiu vencedor com o atleta Isaque Conserva na categoria 120 Kg.

Waldeci Silva e Allan Matos mostraram a força amazonense no estilo Livre e venceram de forma convincente as categorias 60 Kg e 74 Kg. Os experientes Wellington Silva (55 Kg) e Adrian Jaoude (84 Kg) confirmaram seu favoritismo e mais uma vez foram campeões brasileiros representando o estado do RJ. Também favoritos, Rafael Jesus (66 Kg) e Juan Izidoro (96 Kg) foram os nomes de SP no estilo Livre masculino.

No final da competição, atletas e dirigentes posaram juntos para a foto segurando uma faixa com os dizeres em inglês “Save Olympic Wrestling”, em alusão à campanha mundial da comunidade da Luta Olímpica contra a indicação feita pelo COI para retirar a modalidade à partir dos Jogos Olímpicos de 2020.