Camila Fama é o Brasil na retomada do Circuito Mundial de Beach Wrestling
Os principais atletas do Beach Wrestling mundial se reúnem dias 15 e 16 de julho, na Praia de LandsBerg, em Saint-Laurent-du-Var, na França, onde disputam a primeira etapa do Beach Wrestling World Series, circuito mundial, da versão das areias do Wrestling. Depois da interrupção causada pela pandemia do coronavírus, a United World Wrestling criou um circuito com quatro etapas, todas na Europa, com premiação em dinheiro. Camila Fama, campeã mundial em 2019 na Croácia, é a representante nacional na primeira etapa do circuito. A lutadora compete na categoria 60kg. A campeã não esconde a felicidade de poder voltar aos torneios e ver o crescimento da modalidade.
“Estou muito feliz em participar de toda essa retomada. Vejo que o Beach Wrestling está tomando um crescimento enorme com cada vez mais atletas e depois dessa para forçada, a retomada do World Series será fundamental para que a modalidade continue nesse ritmo de crescimento e ganhando cada vez mais adeptos”, celebrou Camila.
Radicada em São José dos Campos, Camila vai ficar na Europa até outubro. As etapas 2,3 e 4 acontecem na Itália, Grécia e Romênia, respectivamente e o objetivo é reduzir os custos, medida adotada também pela United World Wrestling que reuniu as últimas etapas em apenas um único mês, tornando mais acessível para atletas e minimizando as viagens intercontinentais.
A criação de um calendário de competições com torneios continentais e Circuito Mundial faz com que a vertente siga os passos de modalidades como o vôlei que saíram dos ginásios e invadiram as areias do mundo todo. Em pouco tempo o Vôlei de Praia se tornou um esporte olímpico. Como uma das recentes premissas do Comitê Olímpico Internacional é a busca pela igualdade de gênero, a inclusão do Beach Wrestling feminino no cronograma olímpico para os Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028, equipararia as disciplinas do wrestling. Estilo livre masculino e greco-romano para os homens. Estilo livre feminino e Beach Wrestling feminino para as mulheres.
“Vou competir na França e permanecer na Europa para reduzir os custos de deslocamento entre uma etapa e outra. Espero um torneio com bastante atletas e bem duro. Há uma grande chance do Beach Wrestling feminino ser olímpico em Los Angeles 2028. Mas, para além disso, torço que para que as mulheres sejam cada vez mais referência no mundo”, frisou Camila.
Confira a programação da Primeira Etapa do Beach Wrestling World Series 2021
Local: Saint-Laurent-du-Var, França
Dia 16 (sexta-feira) – Fase de Grupos de todas as categorias masculino e feminino: 5h
Dia 17 (sábado) – Eliminatórias e disputa de medalhas: 10h