Camila Fama vibra com o primeiro título mundial de Beach Wrestling da história (Kadir Caliskan/UWW)

Camila Fama é campeã do Circuito Mundial de Beach Wrestling

O domingo começou com o Brasil no lugar mais alto do pódio na etapa final do Beach Wrestling World Series, disputado em Zagreb, Croácia. Camila Fama conquistou a medalha de ouro na categoria até 60kg entre as mulheres. O triunfo de Camila é a primeira medalha de ouro da história do Beach Wrestling brasileiro em Mundiais. Agora, o Brasil soma três medalhas em mundiais de Beach Wrestling. Rodrigo Artilheiro em 2009 e  Elaine Albuquerque em 2016 conquistaram um bronze cada.

A campanha vitoriosa de Camila começou no sábado com duas vitórias. A primeira 5 a o sobre a portuguesa Isabel Rodrigues. A brasileira já tinha retirado a oponente duas vezes da área delimitada, antes de conseguir derrubar a adversária com as costas expostas ao solo, somar três pontos e vencer a luta. No segundo combate a adversária foi a ucraniana Valeria Zlatova. Camila venceu por 2 a 0 ao forçar a saída da oponente da área de luta e ao conseguir fazer Zlatova tocar com o joelho no chão. Na final deste domingo, a brasileira fez 3 a 0 sobre a eslovena Pia Kocbec, ao conseguir três quedas de um ponto.

Em 2019, a United World Wrestling mudou o sistema de disputas. Em virtude do crescimento da modalidade, o campeonato mundial, anteriormente disputado em torneio único, passou a ter um circuito com etapas qualificatórias para a grande final disputada neste fim de semana, em Zagreb, Croácia. Camila foi prata em Chaves, Portugal, e depois conquistou a medalha de ouro na etapa brasileira disputada no Rio de Janeiro.  A lutadora chegou a etapa final como líder do ranking na categoria, confirmou o favoritismo e o título mundial para o Brasil.