Burroughs cai e Rússia volta a se destacar no Mundial de Luta Olímpica 2014

mundial-2014

Foto: Martin GABOR | United World Wrestling

No segundo dia do Campeonato Mundial de Luta Olímpica 2014 disputado em Tashkent, Uzbequistão, os russos  voltaram a se destacar e conquistaram três medalhas de ouro nas quatro categorias do estilo livre disputadas nesta terça-feira, 61kg, 65kg, 74kg e 97kg. A grande vitória do dia ficou por conta de Denis Tsargush que obteve sua revanche pessoal contra o campeão olímpico Jordan Burroughs. Em Londres 2012, Jordan venceu o russo na semifinal e acabou com ouro. Em Tashkent, Tsargush deu o troco também na semifinal e faturou seu terceiro título mundial ao derrotar o japonês Sohsuke Takatani.  A Rússia  soma agora 5 medalhas de ouro no Mundial. A equipe brasileira volta ao tapete de lutas nesta quarta-feira. Giullia Penalber estreia em mundiais na categoria até 55kg da Luta Feminina. As eliminatórias começam às 2h, horário de Brasília.

Categoria até 61kg
O ouro da categoria ficou com o líder do ranking mundial Haji Aliyev do Azerbaijão. Após um equilibrado primeiro round terminado em 4 a 4, Aliyev abriu vantagem no período final contra o iraniano Mahmoud Esmaeilpoorjouybari com uma queda de quatro pontos e encerrou a disputa com 12 a 7. A disputa da medalha de bronze entre Nyam-Ochir Enkhsaikan, da Mongólia, e Artas Sana, do Cazaquistão, estava 1 a 1 até os momentos finais da luta. Sana atacou, mas o ponto não foi consignado. Então, o córner do cazaque pediu o desafio. Depois da análise no vídeo, a decisão dos árbitros foi mantida e mais um ponto foi concedido a Enkhsaikan que conquistou a medalha vencendo por 2 a 1. O outro bronze ficou com o cubano Yowlys Bonne que fez 8 a 2 em Andrei Perpelita da Moldávia.

Categoria até 65kg
A final da categoria até 65kg parecia ir para o segundo round, mas o russo Soslan Ramonov, que já vencia o irianiano Seyed Mohammadi por 5 a 0, conseguiu o encostamento no último ataque  do primeiro round, ficou com ouro e arrancou aplausos da  arquibancada. Na disputa pela medalha de bronze, Mihail Sava, da Moldávia, passou pela repescagem antes de encarar o turco Mustafa Kaya. Sava esteve à frente nos dois rounds da luta, mas Kaya não desistiu até o último minuto. No fim, um apertado placar de 16 a 15. Na outra pela luta bronze, uma das maiores viradas do Mundial 2014 até agora. Após perder o primeiro round por 7 a 0, o mongol Mandakhnaran Ganzoriga  se aproveitou do cansaço de Azamat Nurykau da Bielorússia e reverteu o placar encerrando a luta por 8 a 7.

Categoria até 74kg
Depois de passar pelo campeão olímpico Jorda Burroughs na semifinal, o russo Denis Tsargush dominou o combate contra o japonês Sohsuke Takatani e faturou o ouro ao vencer seu adversário por 8 a 2. Jordan Burroughs parecia ter entrado na disputa pelo bronze ainda abalado pela derrota na semifinal. Apenas parecia. Depois de ficar dois pontos atrás no placar contra o ucraniano Rustam Dudaiev, Burroughs reverteu o placar e encerrou a luta com um encostamento e terminou o campeonato com o bronze. Na outra luta pela outra terceira colocação, o cubano Livan Lopes distribuiu um vasto repertório de golpes sobre o georgiano Jumber Kvelashvli e venceu por superioridade técnica (11 a 1).

Categoria até 97kg
A medalha de ouro  na categoria foi a única no campeonato até o momento decidida pelo número de punições. Abdusalam Gadisov recebeu uma punição apenas e faturou a terceira medalha da Rússia com uma vitória por 2 a 1 sobre Khetag Gazyumov do Azerbaijão.

Na primeira disputa de bronze o ucraniano Valerii Andriitsev usou toda a sua força para imobilizar o georgiano Elizbar Odikaze e vencer por encostamento. Na outra disputa Samil Erdogan da Turquia venceu por superirodade técnica (10 a 0) o cubano Javier Cortina, que após um grande desgaste na repescagem não conseguiu conter o turco.

Confira os pódios ao fim do segundo dia do Campeonato Mundial 2014

Categoria até 61kg
Ouro – Haji Aliyev (AZE)
Prata – Mahmoud Esmaeilpoorjouybari (IRI)
Bronze – Nyam-Ochir Enkhsaikan (MON)
Bronze – Yowlys Bonne (CUB)

Categoria até 65kg
Ouro –  Soslan Ramonov (RUS)
Prata –  Seyed Mohammadi (IRI)
Bronze – Mihail Sava (MOl)
Bronze – Mandakhnaran Ganzoriga (MON)

Categoria até 74kg
Ouro – Denis Tsargush (RUS)
Prata – Sohsuke Takatani (JPN)
Bronze – Jordan Burroughs (USA)
Bronze – Livan Lopes (CUB)

Categoria até 97kg
Ouro – Abdusalam Gadisov (RUS)
Prata – Khetag Gazyumov (AZE)
Bronze – Valerii Andriitsev (UCR)
Bronze – Samil Erdogan (TUR)