Bryan ganha ouro, Helisson é bronze e equipe fecha Jogos Sul-americanos da Juventude com 8 medalhas
O wrestling brasileiro encerrou neste domingo sua participação nos Jogos Sul-americanos da Juventude 2017, em Santiago, Chile com mais duas medalhas. Bryan Oliveira foi medalha de ouro na categoria até 52kg e Helisson Bresson garantiu a medalha de bronze até 46kg. Com esses dois triunfos, a equipe nacional composta por nove lutadores atingiu o número de oito medalhas, sendo três ouros, uma prata e quatro bronzes. A delegação foi a segunda colocada em número de medalhas de ouro, atrás apenas da Venezuela.
“A equipe como um todo teve um desempenho muito bom. O estilo greco-romano atendeu às expectativas e o Bryan no estilo livre conseguiu um excelente resultado. No wrestling feminino poderíamos ter obtido medalhas de cores diferentes, mas agora é procurar corrigir os erros para o Pan-americano de 2018, torneio que garante a vaga nos Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires” explicou o coordenador de seleções e chefe de delegação no Chile, Flavio Cabral.
Confira como foi o desempenho dos brasileiros no último dia e classificação final de cada brasileiro.
Helisson Bresson até 46kg
O atleta mais leve da equipe verde e amarela estreou com vitória contra o equatoriano Ismael Júnior, mas caiu na semifinal diante do colombiano Elkin España. Na disputa pelo terceiro lugar, Helisson venceu por superioridade técnica 10 a 0 o chileno Joseph Tejo e garantiu mais uma medalha de bronze para o wrestling brasileiro.
Bryan Oliveira até 52kg
O melhor estava reservado para última luta do Brasil no torneio. Na estreia, Bryan passou pelo boliviano Luiz Jimenez. Já na semifinal foi a vez do peruano Brandon Rojas cair diante do amazonense. Na final, Bryan lutou como um veterano e venceu o venezuelano Victor Roman para encerrar a participação brasileira nos Jogos Sul-americanos com chave e medalha de ouro.
Os atletas retornam ao país nesta segunda-feira e terminam no Aeroporto Internacional do Galeão, Rio de Janeiro.
Classificação final dos brasileiros
Ouro
Estilo greco-romano – Guilherme Porto até 58kg, Igor Queiroz até 85kg
Estilo livre – Bryan Oliveira até 52kg
Prata
Estilo greco-romano – Gemerson dos Santos até 50kg
Bronze
Wrestling feminino – Ketellen Fernandes até 42kg, Letícia Pimenta até 52kg, Diana lira até 60kg e Hellisson Bresson até 46kg
6º lugar – Heloísa Martinez.