Eduardo Gonçalves ministra curso no Ceará no fim do mês de agosto.

Brasileiro é escolhido o melhor árbitro da final do Golden Grand Prix

Eduardo Paz exibe o broche concedido ao melhor árbitro do Golden Grand Prix 2014

Eduardo Paz exibe o broche concedido ao melhor árbitro do Golden Grand Prix 2014

A Luta Olímpica brasileira foi bem representada dentro e fora do tapete de lutas na grande final do Golden Grand Prix 2014, realizado no último fim de semana, em  Baku, Azerbaijão. O brasileiro Eduardo Paz Gonçalves foi escolhido o melhor entre os 30 árbitros participantes do torneio, em sua maioria no último e mais importante nível da arbitragem: o nível olímpico. A surpresa do prêmio deu lugar à satisfação pelo reconhecimento ao seu trabalho.

“Em um primeiro momento não acreditei. É uma alegria muito grande receber esse prêmio em uma competição com tantos árbitros olímpicos e de nível mundial. Gostaria de agradecer primeiro a Deus e depois ao Superintendente Roberto Leitão e ao Presidente Pedro Gama Filho por acreditarem no meu trabalho e me proporcionarem momentos como esse”, comemorou Eduardo Paz, um dos 45 árbitros no mundo capacitados a participar dos Jogos Olímpicos.

Durante a competição, o árbitro brasileiro esteve envolvido em dez disputas de medalhas, sendo seis delas valendo a medalha de ouro. Segundo Eduardo, além da confiança da comissão de arbitragem em seu desempenho durante toda a competição, o principal trunfo para se destacar é o respeito ao protocolo.

“Procuro me atualizar e sempre seguir os exemplos dos árbitros mais renomados. Não adianta saber apenas a pontuação dos golpes e as regras do esporte, o protocolo também deve ser seguido. Sinceramente estava me preparando para tentar ganhar um prêmio como esse nos Jogos Olímpicos 2016 e fico muito feliz de ter esse reconhecimento já em 2014”, explicou Eduardo.

O árbitro olímpico Eduardo Paz poderá ser visto em ação no Campeonato Brasileiro de Luta Feminina, dia 10/08, no ginásio do CEFAN, Penha, Zona Norte do Rio de Janeiro.