Brasil vence Cuba em Desafio Internacional de Luta Olímpica
A Luta Olímpica brasileira viveu um dia histórico nesta segunda-feira (01/06) ao vencer o Desafio Internacional de Wrestling – Brasil x Cuba, disputado na Vila Olímpica de Duque de Caxias, Rio de Janeiro. A equipe nacional conquistou quatro vitórias com Davi Albino, Giullia Penalber, Joice Silva e Aline Silva. Já os cubanos tiveram apenas uma vitória com Oscar Marín, fechando o placar em 4 a 1. Pela primeira vez na história do esporte uma competição realizada no país foi transmitida ao vivo por uma emissora de televisão, o canal por assinatura SporTV, e fãs de todo o país puderam acompanhar.
“É uma alegria muito grande para todos nós saber que muitas pessoas puderam nos ver lutar. Também tive a presença de meus familiares e amigos no ginásio e tudo isso foi um incentivo a mais para toda a equipe brasileira. Fiquei muito satisfeita com a minha luta e agora é cumprir o cronograma dos treinadores para chegar no auge da forma física e técnica nos Jogos Pan-americanos”, comentou Aline que fez a última luta do Desafio, vencendo por encostamento Lourdes Cutiño, na categoria até 75kg do estilo livre feminino.
Antes de Aline, Davi Albino venceu por encostamento, golpe que encerra a luta, Osmany Friol na categoria até 98kg do estilo greco-romano. Já Pedro Rocha fez um confronto ponto a ponto contra Oscar Marín em que o cubano venceu por 9 a 5 na categoria até 74kg do estilo livre masculino. Na sequência, Giullia Penalber até 53kg e Joice Silva até 58kg venceram por superioridade técnica (quando um atleta abre 10 pontos de vantagem sobre o adversário), Yanicel Veliz e Han Helen Echevarria, respectivamente.
“Fiquei muito feliz com a minha luta, pois consegui repetir exatamente as estratégias que vinha treinando. A torcida também foi muito importante, quando você ouve o apoio da torcida de dentro do tapete de lutas isso te dá um combustível a mais. Tenho certeza que nos Jogos Olímpicos do Rio não será diferente”, afirmou Joice Silva.
Os cinco atletas brasileiros que lutaram o Desafio Internacional de Wrestling, mais Kamila Barbosa até 48kg,Gilda Oliveira até 69kg (ambas do estilo livre feminino) Hugo Cunha até 125kg e Juan Bittencourt até 97kg (ambos do estilo livre masculino) defendem o país nos Jogos Pan-americanos de Toronto no Canadá de 15 a 18 de julho.
Confira o resultado do Desafio Internacional de Wrestling – Brasil x Cuba
Davi Albino (BRA) x Osmany Friol (CUB) – vitória do brasileiro por encostamento
Pedro Rocha (BRA) 5 x 9 Oscar Marín (CUB) – vitória por pontos
Giullia Penalber (BRA)10 x 0 Yanicel Veliz (CUB) – vitória por superioridade técnica
Joice Silva (BRA)10 x 0 Han Helen Echevarria (CUB) – vitória por superioridade técnica
Aline Silva (BRA) x Lourdes Cutiño – vitória da brasileira por encostamento