Brasil vai buscar a vaga nos próximos Pré-olímpicos
No final de março, a equipe brasileira de Luta Olímpica esteve em Orlando, EUA, para a disputa do Torneio Pré-olímpico Pan-americano de Luta Olímpica. Em jogo estiveram 36 vagas e apesar das 4 medalhas de bronze conquistadas, nossos 9 atletas não conseguiram a classificação.
Se analisarmos os anos anteriores, o Brasil melhorou consideravelmente o número de”finais” (lutas decisivas) disputadas. Ao todo, os atletas brasileiros lutaram por 6 vagas diretamente, dependendo apenas da vitória direta de uma luta para conquistar a classificação: Antoine x CHI, Antoine x MEX, Joice x ECU, Dailane x CAN, Adrian x CUB e Davi x VEN, sendo que dessas lutas, quatro delas foram perdidas no detalhe, com rounds empatados (1×1), no clinch, ou em 3 rounds.
Em 2008 foram só duas oportunidades com os atletas Antoine Jaoude e Rodrigo Artilheiro.
Em Orlando, vencemos 9 de 20 lutas disputadas,um aproveitamento de 45% com vitórias expressivas em cima de México (2x), Porto Rico (2x), Colômbia (3x), Cuba e Honduras.
O país melhorou a média de 3 medalhas conquistadas em participações de competições Pan-americanas.
Ainda faltam dos Torneios Pré-olímpicos Mundiais e a pretensão da CBLA é treinar no Brasil e enviar uma equipe um pouco mais reduzida para China no final de abril e Finlândia no início de maio.
“Nada esta perdido, lembro que em 2004 e 2008 só conseguimos as vagas nas últimas fases da classificação. Nos anos de 2011 e 2012, nossos atletas tiveram melhores resultados na Europa do que nas Américas”, avalia Roberto Leitão, Superintendente da CBLA.
“Aqueles que chegaram mais perto da vaga terão uma nova oportunidade, mas contamos com todos lutadores brasileiros para compor massa de treino para nossa equipe que vai treinar a noite no CT em regime controlado de descanso e alimentação já buscando diminuir o fuso de 11hs que encontraremos na China”, completa.
Pedro Gama Filho, Presidente da CBLA, fez um balanço final da participação brasileira na competição: “Durante quatro anos voltamos todas as nossas ações na CBLA para este momento, mais especificamente para esta competição, e apesar das 4 medalhas conquistadas no fortíssimo torneio, as classificações não vieram, pelo menos até agora. Não adianta olhar pra trás, tenho confiança no nosso time e no nosso trabalho, e ainda acredito que podemos buscar nosso lugar em Londres. São coisas do esporte, agora é analisar aonde erramos, e aonde acertamos, para tentarmos otimizar o tempo que nos resta até os próximos prés olímpicos, e ir com garra redobrada buscar nossas vagas. Agora é operação de guerra, e precisamos do comprometimento total de todos”.
A convocação de todos atletas (titulares e sparrings) para o período de treinamento sai até quinta (05) e novo período de concentração será iniciado no dia 9/04.