Brasil fecha participação no Pan-Americano U15 do Panamá com seis medalhas 

O wrestling brasileiro se despediu das competições continentais em 2023 com seis medalhas no Pan-Americano U15 disputado dias 24 e 25 de novembro, na Cidade do Panamá, Panamá. Mayara Neper conquistou a medalha de prata na categoria 66kg do estilo livre feminino, a irmã gêmea Yasmim, também subiu ao pódio, com a medalha de bronze na divisão 58kg. Entre os homens, o destaque ficou com Fernando Bencke, medalhista de bronze na categoria 75kg no estilo greco-romano e no estilo livre masculino. Arthur Santos, estilo livre masculino 55kg e Yuri Landim, estilo greco-romano 52kg, completaram as conquistas nacionais com um bronze cada,  A equipe foi liderada por quatro treinadores: Anderson Alves, João Filho, Luzia Fernandes e Tharin Polheim. No total, a delegação nacional foi representada por 14 lutadores.

“É a primeira classe etária com competição continental e para alguns é a primeira vez que representam o Brasil. Mais do que as medalhas, vi um grupo muito unido e com muita vontade de vencer. São jovens muitos especiais e tenho certeza de que no futuro esses lutadores vão dar muitas alegrias ao Brasil”, explicou Flavio Cabral Neves, presidente da Confederação Brasileira de Wrestling, que acompanhou a delegação de perto. 

Karoline Santana é eleita melhor árbitra da competição

A brasileira Karoline Santana foi eleita a melhor árbitra do Pan-Americano U15. Karoline foi escolhida entre os 22 homens e mulheres do apito do torneio. É a segunda vez que a árbitra recebe a sapatilha de ouro. A primeira foi no Pan-Americano U-17 de Wrestling 2022, em Buenos Aires, Argentina. 

“Só tenho a agradecer pela confiança da CBW no meu trabalho. Ter excelentes referências na arbitragem como Eduardo Paz Gonçalves (árbitro olímpico) e Gisele Sabrina (árbitra internacional) ajuda muito na visualização do que podemos melhorar. Mais uma vez as orientações deles fizeram toda diferença. Estar com inglês e espanhol em dia facilita na questão da comunicação e isto também é um diferencial”, celebrou Karoline.


Confira os resultados finais de cada Brasileiro no Pan U15

2º lugar – Mayara Neper – estilo livre feminino 66kg
3º lugar – Fernando Bencke – estilo greco-romano 75kg e estilo livre masculino 75kg
3º lugar – Arthur Santos – estilo livre masculino 55kg
3º lugar – Yasmin Neper pelo bronze no estilo livre feminino 58kg
3º lugar – Yuri Landim – estilo greco-romano 52kg 
4º lugar – Raphael Duarte – estilo livre masculino 85kg
5º lugar – Pedro Arapiraca – estilo livre masculino 57kg
5º lugar – Maik Ibson Almeida – estilo greco-romano 52kg
5º lugar – Jennifer de Souza Queiroz – estilo livre feminino 42kg
5º lugar – Karoline Cerqueira Doerl – estilo livre feminino 46kg
7º lugar – Raphael Duarte – estilo greco-romano 85kg
8º lugar – Daniel Felipe dos Santos – estilo livre masculino 41kg
8º lugar – Maik Ibson Almeida – estilo livre masculino 48kg
8º lugar – Lorena Caldas de Oliveira Martins – estilo livre feminino 54kg
9º lugar – Mariana Albuquerque – estilo livre feminino 62kg
14º lugar – Arthur da Cunha Estevão – estilo greco-romano 62kg