Brasil fecha Pan-Americano de Wrestling U17 com cinco medalhas
O estilo livre masculino encerrou neste sábado (24/6), os três dias de disputa do Pan-Americano U17 de Wrestling 2023, disputado no ginásio do Centro Desportivo Olímpico, na Cidade do México, México. Lucas Alvan e Lucas Oliveira conquistaram um 5º lugar cada e o Brasil encerrou a participação no torneio com 5 medalhas. Na quinta (22/6), três atletas do estilo greco-romano conquistaram medalhas: Pedro Henrique Rodrigues foi vice-campeão na categoria 48kg; Lucas Emanuel Maciel da Silva e Gustavo Duarte Constantino, conquistaram um bronze cada, nas categorias 65kg e 110kg, respectivamente. Na sexta (23/6), Vitória da Silva Vieira, categoria 43kg e Avril Karoline de Souza Oliveira, da faixa de peso 57kg, levaram um bronze cada.
Confira como foi o desempenho dos brasileiros no último dia do Pan U17 dedicado ao estilo livre masculino:
Lucas Alvan termina em 5º lugar na categoria 71kg
Lucas Alvan, irmão mais novo de Cesar Alvan, medalhista de bronze no Pan Sênior e classificado para os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, esteve perto do pódio. Na estreia da categoria 71kg, Lucas venceu por touche o colombiano Adrian Sanchez nas quartas de finais. Na semifinal, o brasileiro não passou pelo norte-americano Vincent Bouzakis, (10 a 0), e seguiu para disputa da medalha de bronze contra Victor Rivera, de Porto Rico. Mas Lucas se machucou e não teve condições de disputar a lutar, o terceiro lugar ficou com Rivera.
Lucas Oliveira é 5º lugar com uma das projeções mais belas do torneio
Lucas Oliveira estreou com um revés diante de Yandro Rivera, de Porto Rico. Como o oponente foi um dos finalistas, Lucas pôde retornar para repescagem. O brasileiro perdia a luta contra o guatemalteco Angel Catalan, quando conseguiu projetar o oponente e executar o touche. Na disputa pela medalha de bronze, Lucas enfrentou o canadense Cruz Lewis, que o venceu por 10 a 0.
Mais quatro brasileiros subiram ao tapete neste sábado. Jeferson Ribeiro caiu nas quartas de finais da categoria 45kg contra o mexicano Daniel Bernal ao ser superado por touche. Como Bernal foi derrotado na luta seguinte, Jeferson não pôde retornar na repescagem. O mesmo aconteceu com Maik Ibson Almeida na faixa de peso 51kg. O amazonense foi superado por 18 a 8 pelo mexicano Ricardo Valencia, que foi parado na fase seguinte, eliminando Maik.
Guilherme Azevedo de Mello disputou a fase de grupos da categoria 55kg e não conseguiu avançar para fase semifinal. Na divisão 92kg, Marciel Martinez não conseguiu superar seus oponentes na divisão de peso disputada no sistema todos contra todos e fechou em 5º lugar.
Confira todos os resultados do Brasil no Pan-Americano U-17
Estilo Greco-Romano
2º lugar – Pedro Henrique de Souza Rodrigues – 48kg
3º lugar – Lucas Emanuel Maciel da Silva – 65kg
3º lugar – Gustavo Duarte Constantino – 110kg
5º lugar – Matheus Victor de Silva Macedo – 80kg
8º lugar – João Pedro Amorim de Moura – 55kg
Estilo Livre Feminino
3º lugar – Victoria da Silva Vieira – 43kg
3º lugar – Avril Karoline de Souza Oliveira – 57kg
4º lugar – Mayara Neper Oliveira Santos – 65kg
4º lugar – Bruna de Souza Azeredo – 73kg
6º lugar – Giovanna Cincinato Pimenta – 49kg
Estilo Livre Masculino
5º lugar – Lucas de Oliveira Silva – 60kg
5º lugar – Lucas Bordeaux Rego Alvan – 71kg
5º lugar – Marciel Martinez Gonçalves – 92kg
7º lugar – Jefferson Daniel Ribeiro Pinto – 45kg
7º lugar – Maik Ibson de Souza Almeida – 51kg
7º lugar – Guilherme Azevedo de Mello – 55kg