Brasil encerra Pan Sênior com duas medalhas
A delegação brasileira de Luta Olímpica encerrou a participação no Pan-americano Sênior 2014, disputado na Cidade do México com duas medalhas. Lais Nunes na categoria até 60kg ficou com a medalha de prata e Antônio dos Santos com o bronze na categoria até 130Kg. Dois importantes resultados em virtude do alto nível apresentado nos três estilos da modalidade. No último dia de disputas, destinado ao estilo livre masculino, os atletas brasileiros brigaram por medalhas em três categorias com Adrian Jaoude, Tasso Carvalho e Juliano Carvalho mas todos acabaram com o 5º lugar.
Adrian Jaoude da categoria até 86Kg estreou com uma vitória por superiodade técnica ao fazer 14 a 2 sobre o mexicano Antonio Saldana. Nas quartas-de-finais, Adrian não passou pelo venezuelano José Diaz, mas voltou com força para repescagem. Depois de passar pelo dominicano Billy Valdez com nova vitória por superiodade técnica, 13 a 2, Adrian ganhou o direito de disputar o bronze. Na disputa da medalha de bronze, o americano Klayton Foster acabou levando a melhor.Tasso Rocha da categoria até 70Kg e Juliano Carvalho até 61Kg realizaram boas lutas, mas foram superados na disputa pelo bronze pelos equatorianos Yoan Blanco e Jefferson Mayea, respectivamente.
Juan Bittencourt estreou com vitória por superioridade técnica ao fazer 11 a 0 no hondurenho Osman Sanchez. Mas acabou não avançando nas quartas-de-finais da categoria até 97Kg e ficando fora da repescagem. O mesmo aconteceu com Hugo Cunha, da categoria até 125Kg. O brasileiro venceu por 10 a 3 o panamenho Rodolfo Waithe na estreia e acabou parando nas quartas-de-finais diante de Eduardo Lopes de Porto Rico.
O Brasil ainda foi representado em mais três categorias de peso. Uziel Correia, até 57Kg, teve uma dura estreia contra o americano Zachary Sanders, atleta campeão da categoria, e também não avançou na repescagem. O mesmo aconteceu com Willian Assy, que logo na estreia foi superado pelo futuro campeão da categoria até 65Kg, o cubano Alejandro Valdez. Rafael Jesus, da categoria até 75Kg, acabou parando na estreia contra o mexicano Javier Guevara.
Com o término da competição os atletas brasileiros se dividem em duas frentes. A delegação feminina composta por Camila Fama, Lais Nunes, Dailane Gomes, Gilda Oliveira, Joice Silva e Aline Silva se preparam para a final do Golden Grand Prix, no Azerbaijão, de 25 a 27 de julho. Em agosto, ainda disputam o Campeonato Brasileiro feminino. Já os atletas do estilo livre e do estilo greco-romano se preparam para o Campeonato Mundial em setembro.