Brasil e Suécia se destacam no Circuito CAIXA de Luta de Praia
Depois das disputas da Luta Olímpica tradicional na Copa Brasil, atletas brasileiros e estrangeiros estiveram em ação neste domingo no Circuito CAIXA de Luta de Praia, realizado no campo de areia do CEFAN, na Penha, Zona Norte do Rio de Janeiro. A competição reuniu grandes nomes dos tapetes como os brasileiros Adrian Jaoude, Davi Albino e os suecos Robert Eriksen e Johan Ulren, medalhista olímpico nos Jogos de Londres 2012, no estilo greco-romano, que faturou a categoria acima de 80kg. Entre as mulheres, destaque para Fernanda Peres e Pâmela Gadelha campeã em suas categorias.
Na competição nacional, os atletas foram divididos em três categorias no masculino (até 70kg, até 80kg e acima de 80kg) e duas no feminino (até 50kg e até 60kg). A grande luta do dia foi entre Johan e Davi. Apesar da desvantagem no peso, – Davi é atleta da categoria até 98kg e Johan até 130 -, o brasileiro por pouco não conseguiu vencer o sueco que precisou do tempo extra para vencer.
“É bastante diferente e até mais cansativo do que a Luta Olímpica. Mas foi bom poder competir e ser campeão dessa nova modalidade, mais uma da grande família que é a Luta Olímpica Mundial“, comentou o sueco Johan.
Versão das areias da Luta Olímpica tradicional, a Luta de Praia ou Beach Wrestling tem regras simples. O objetivo é marcar três pontos em único round de dois minutos. Quedas com grande amplitude valem 2 pontos e queda simples 1 ponto. O adversário ganha um ponto se o oponente pisar fora da área delimitada. Não há luta no solo e não há diferenciação de estilos.
Confira os pódios de cada categoria:
MASCULINO
Até 70kg
Pablo Araújo (BRA)
Douglas Santos (BRA)
Carlos Murta (BRA)
Até 80kg
Robert Eriksen (SUE)
Pedro Rocha (BRA)
Wagner Vanderley (BRA)
Acima de 80kg
Johan Euren (SUE)
Davi Albino (BRA)
Adrian Jaoude (BRA)
FEMININO
Até 50kg
Fernanda Peres (BRA)
Claudia Cabrera (ARG)
Taciane Santos (BRA)
Até 60kg
Pâmela Gadelha (BRA)
Rafaela Wilka (BRA)