Brasil conquista três medalhas no 1º dia do Pan-Americano U17 de wrestling 2023
O wrestling brasileiro estreou com três medalhas nesta quinta-feira (22/06), 1º dia do Campeonato Pan-Americano U17 de Wrestling 2023, disputado no ginásio do Centro Desportivo Olímpico Esportivo, na Cidade do México, México. Pedro Henrique Rodrigues foi vice-campeão na categoria 48kg; Lucas Emanuel Maciel da Silva e Gustavo Duarte Constantino, conquistaram um bronze cada, nas categorias 65kg e 110kg, respectivamente. O Brasil contou ainda com João Pedro Amorim de Moura 55kg e Matheus Victor Silva de Macedo 80kg, que não avançaram para disputa de medalhas.
Nesta sexta-feira, as meninas do estilo livre feminino entram em ação e no sábado, o estilo livre masculino fecha a participação nacional no último dia do Pan-Americano U17.Confira abaixo como foi a participação de cada atleta do estilo greco-romano:
Pedro Henrique Rodrigues – nova prata, agora na categoria de cima
Medalhista de prata na edição 2022, uma categoria abaixo, Pedro Henrique Rodrigues subiu de categoria e se manteve entre os melhores atletas das Américas. A categoria do paraibano foi disputada no sistema todos contra todos. Na estreia, Pedro venceu por superioridade técnica (8 a 0) o mexicano Daniel Salinas. Na luta seguinte, o lutador nacional fazia uma luta disputada até sofrer o encostamento pelo norte-americano Lincoln Sledzianowski. Mas Pedro se recuperou na terceira e última luta, fez 6 a 3 sobre o peruano André Lopez e garantiu a prata o Brasil.
Lucas Emanuel Maciel da Silva – bronze na estreia
Outro paraibano também colocou o Brasil no pódio. Na estreia, Lucas Emanuel fazia uma luta acirrada contra o peruano João Macedo. Depois de ficar a um ponto de ser batido por superioridade técnica, ao sofrer 7 a 0, Lucas se recuperou e pontuou até ficar em 7 a 6. Mas Macedo conseguiu o touche e avançou. Como o peruano alcançou a final, Lucas foi repescado e pôde disputar a medalha de bronze. O brasileiro já vencia o equatoriano Ramon Pincay, quando conseguiu o encostamento e garantiu o terceiro lugar na categoria 65kg.
Gustavo Duarte Constantino – lutador consegue pódio na categoria mais pesada
A divisão 110kg do carioca Gustavo Constantino foi disputada no sistema todos contra todos. Gustavo não passou pelo mexicano Abraham Canul na estreia e foi batido por 7 a 1. Porém, na luta seguinte o brasileiro se recuperou e encostou o peruano Miguel Diaz. Na disputa pela medalha de prata contra o norte-americano Nicholas Sahakian, Gustavo foi superado por 9 a 0 e ficou com a medalha de bronze.
João Pedro Amorim de Moura 55kg e Matheus Victor Silva de Macedo 80kg não avançam
Mais dois brasileiros entraram em ação nesta quinta-feira. O amapaense João Pedro Amorim não passou pela estreia contra o peruano Percival Zazzali. Como o oponente não avançou, João não pôde regressar para repescagem. Já a categoria de Matheus Macedo foi disputada no sistema de grupos. O lutador venceu por touche na estreia contra o dominicano Luis Suero, mas nos outros dois combates parou no colombiano Alejandro Cruz, que o venceu por touche, e no mexicano Mauro Dominguez (9 a 3) e não se classificou para semifinal.