
Brasil conquista três medalhas no 1º dia do Pan-Americano Sênior de Wrestling 2023
O wrestling brasileiro estreou com três pódios nesta quarta-feira (03/05) no Pan-Americano Sênior 2023, que acontece até o próximo sábado (06/05) em Buenos Aires, Argentina. Kenedy Pedrosa conquistou a medalha de prata na categoria 72kg; Igor Queiroz e Eduard Soghomonyan levaram um bronze cada nas divisões 97kg e 130kh, respectivamente. Calebe Corrêa em 9º lugar na faixa 67kg e Erivan Rocha, 12º colocado na divisão 60kg também representaram o Brasil no dia inaugural do torneio dedicado ao estilo greco-romano. Confira como foi o desempenho de cada atletas e quais brasileiros lutam no próximo dia da competição continental.
Kenedy Pedrosa – vice-campeão e terceira medalha Pan-Americana da carreira
A divisão de Kenedy, não olímpica, foi disputada no sistem de grupos. O Brasileiro estreou contra o peruano Jesus Davila e venceu por 8 a 5. No segundo combate, outro triunfo do brasileiro. Kenedy fez 5 a 0 sobre o argentino Horacio Miranda e passou em primeiro lugar do Grupo B. Na semifinal, o lutador nacional fez 3 a 1 sobre o guatemalteco José Garcia. Na luta pela medalha de ouro, Kenedy parou no norte-americano Justus Scott, que o venceu por 6 a 2. É a terceria medalha de Kenedy Pedrosa em Pan-Americanos da classe sênior. O grequiste foi medalhista de prata na edição 2022 na categoria 67kg e na categoria 71kg, atual 72kg, em 2019.
Igor Queiroz retorna ao pódio da Américas com bronze
O mato-grossense estreou nas quartas de finais da categoria 97kg. Igor venceu por superioridade técnica (11 a 0), o porto-riquenho Luiz Miranda. Na semifinal, o brasileiro foi parado pelo hondurenho Kevin Mejía e seguiu para disputa da medalha de bronze. Igor precisou apenas de meio round para fazer 9 a 0 sobre o argentino Ricardo Gomez e garantir a segunda medalha para o Brasil no Pan. O brasileiro que havia conquistado a medalha de bronze em 2021, conquistou a segunda medalha da classe sênior da carreira.
Eduard Soghomonyan se recupera depois de infortúnio na estreia e leva bronze
Atleta olímpico dos Jogos Rio 2016 e Tóquio 2020, Eduard Soghomonyan estreiou nas quartas de finais da categoria 130kg contra o hondurenho Gino Dilbert. O brasileiro vencia por 5 a 0, quando tenho uma projeção e caiu por baixo de Dilbert. O oponente manteve a posição e conseguiu o encostamento. Como Dilbert avançou para final, Eduard foi repescado e teve a chance de se reabilitar. Eduard fez 9 a 0 sobre o panamenho Rodolfo Marin e seguiu para disputa de bronze. O armênio naturalizado brasileiro fez 5 a 3 sobre Moisés Hellburg e conquistou a terceira medalha pan-americano da carreira. Eduard foi prata nas edições de 2016 e 2020.
Calebe e Erivan não avançam
Calebe Corrêa 67kg e Erivan Rocha 67kg não avançaram em suas chaves. Calebe iniciou com 5 a 0 sobre o campeão pan-americano de 2021, André Montaño, do Equador. Porém, o experiente Montaño, atleta olímpico dos Jogos Rio 2016 conseguiu empatar a segundos do fim em 5 a 5 e venceu pelo critério do último ponto marcado. Como Montaño perdeu para o campeão olímpico Luis Horta, de Cuba, Calebe não pôde regressar para repescagem.
Erivan Rocha acabou superado na primeira luta pelo mexicano Alexis Rodriguez. Como Rodriguez não avançou para final, o brasileiro não voltou para repescagem e não pôde disputar a vaga para os Jogos Pan-Americanos de Santiago. O Brasil não terá representantes nesta divisão em Santiago 2023.
Confira a programação dos brasileiros nos próximos dias do Pan-Americano Sênior 2023. As eliminatórias começam às 10h e as finais às 18h, horário de Brasília, e podem ser assistidas ao vivo basta clicar aqui
Dia 4/5 – quinta-feira
Estilo Greco-Romano
77kg – Joilson Júnior
87kg – Ronisson Brandão
Estilo Livre Feminino
72kg – Meiriele Hora
Dia 5/5 – sexta-feira
Estilo Livre Feminino
50kg – Thalia Freitas
53kg – Sabrina Tapajós
57kg – Giullia Penalber
62kg – Laís Nunes
68kg –Thamires Machado
76kg – Beatriz dos Reis
Dia 6/5 – Sábado
Estilo Livre Masculino
57kg – Bryan Oliveira
61kg – Juan de Andrade Queiroz
65kg – Matheus da Luz Barreto
70kg – Vinicius Joaquim
74kg – Cesar Alvan
79kg – Renato Patrício
86kg – Bruno Nicoletti
97kg – Ailton Brito
125kg – Guilherme Pradella