Brasil conquista primeira medalha no Pan-americano Sênior 2014
A delegação brasileira de Luta Olímpica conquistou, nesta terça-feira, a primeira medalha no Pan-americano Sênior de Luta Olímpica 2014. Antônio dos Santos ficou com a medalha de bronze na categoria até 130Kg, ao vencer o venezuelano Moises Perez, no ginásio do Instituto Politécnico, na Cidade do México. Para se ter ideia do alto nível técnico da competição, o medalhista de ouro da categoria de Antônio dos Santos, foi o bicampeão olímpico, em 2008 e 2012, Mijaín Lopez, de Cuba.
Antônio estreou na competição com uma vitória de 8 a 0 sobre o equatoriano Carlos Delgado e avançou para semifinal. Mesmo após ser superado pelo dominicano Ramon Garcia, voltou para repescagem e não deu chances para o mexicano Moises Perez, encerrando a disputa no primeiro round com um encostamento, golpe que finaliza o combate imediatamente. A medalha de bronze foi a terceira pan-americana da carreira de Antônio, que conquistou bronzes em 2006 e 2013.
Nas outras categorias os atletas lutaram bem mas não chegaram ao pódio. Daniel Ferreira foi 5º colocado na categoria até 80Kg esteve perto da medalha. Na decisão do terceiro lugar, o mexicano Luis Rivera acabou superando o brasileiro. Na categoria até 59Kg, Diego Romanelli venceu por 8 a 0 o chileno Cristobal Nunez em sua primeira luta. Na sequência, o brasileiro sofreu um revés diante do panamenho Rafael Ramirez e não avançou na repescagem. Na categoria até 66Kg, Rafael Páscoa superou o chileno Gonzalo Gonzalez pelo placar de 8 a 7, mas acabou derrotado na fase seguinte pelo cubano e também não avançou na repescagem.
Na categoria até 75Kg, Ângelo Moreira venceu por encostamento o mexicano Jonathan Kuichua, mas na sequência, não superou o cubano Yusniel Batisda. Ronisson Brandão, medalhista nos Jogos Sul-americanos, também estreou com vitória de 1 a 0 sobre o peruano Hebert Castillo, na categoria até 85Kg. Na luta seguinte, em duelo que começou equilibrado, o brasileiro acabou parando no colombiano Cristian Mosquera. Na categoria até 98Kg, Davi Albino não conseguiu passar da estreia contra o dominicano José Arias.
Nesta quarta-feira (16) é a vez da Luta Feminina entrar em ação. As eliminatórias começam às 12h e as finais às 20h, horário de Brasília.