Arena Roberto Durán, palco do Pan-americano sub-15 2019

Brasil conquista prata e bronze no Pan-americano U-15

O wrestling brasileiro conquistou duas medalhas no primeiro dia do Pan-americano sub-15 disputado nesta sexta-feira na Cidade do Panamá, capital do Panamá. Yan Landim levou a prata na categoria até 44kg e Gustavo da Silva até 38kg, ambos no estilo greco-romano. A equipe nacional ainda foi representada por João Victor Oliveira até 68kg. Os atletas da equipe do Panamá estão sob comando do treinador e coordenador de seleções da CBW, Flavio Cabral. Confira como foi o desempenho dos lutadores no primeiro dia do torneio.

Gustavo da Silva – categoria até 41kg
Gustavo estreou contra o panamenho Samir Marciaga, mostrou repertório de golpes e venceu por superioridade técnica (8 a 0). No segundo combate, o brasileiro sofreu um revés diante do peruano Yover Antezano também por superioridade técnica. Na terceira luta, o brasileiro venceu o oponente da Guatemala  Jeremy  Raymundo por touche e manteve a chance de lutar pela medalha de ouro. No entanto, Gustavo se machucou no aquecimento para última luta contra o mexicano Roger Baltazar e ficou com a medalha de bronze.

Yan Landim – categoria até 44kg
Na estreia, Yan venceu por 5 a 3 na estreia sobre panamenho José Ibarde. Na segunda rodada, o brasileiro lutou como se fosse um atleta experiente e venceu por superioridade técnica o guatemalteco Javier Salvador. No terceiro combate, Yan venceu por 3 a 1 o colombiano Mario Caicedo e transformou a última luta do torneio em uma final contra o norte-americano Paul Kelly. O estado-unidense bateu o brasileiro por superioridade técnica, ficou com a medalha de ouro e Landim com a prata.

João Victor Oliveira categoria até 66kg
Mesmo diante do nervosismo, João Victor tentou avançar em sua chave, mas foi batido pelo norte-americano Antony Tutle e pelo peruano Alexander Gomes por superioridade técnica e ficou fora da disputa por medalhas em sua estreia me torneios internacionais.

Os atletas Yan Landim e João Victor Oliveira retornam ao tapete neste domingo para disputa do estilo livre nas mesmas divisões de peso que lutaram o estilo greco-romano.

* O torneio não faz parte do calendário da Confederação Brasileira de Wrestling e as despesas dos atletas foram arcadas com recursos próprios.