Brasil conquista ouro e prata no Pan-americano de Beach Wrestling 2015
A Luta Olímpica brasileira voltou a fazer história dessa vez no Beach Wrestling, versão das areias da modalidade tradicional. Neste domingo (11/10), foi disputado em Cartagena das Índias, Colômbia, o primeiro Pan-americano de Beach Wrestling. O Brasil foi representando por dois atletas que conquistaram duas medalhas, um ouro com Pablo Araújo na categoria até 80kg e uma prata com a atleta Fernanda Peres, categoria até 60kg. O Beach Wrestling ou Luta de Praia é uma das modalidades que mais crescem no planeta e com potencial para figurar no cronograma olímpico do Comitê Olímpico Internacional (COI).
Mesmo representando em uma categoria de peso acima da qual está habituado, Pablo Araújo não deu chances aos rivais e ficou com a medalha de ouro na divisão até 80kg. Pablo já havia vencido a Copa Brasil Internacional de Beach Wrestling, em dezembro de 2014 e se consolidou como um dos principais atletas do continente, com apenas 22 anos. Para ficar com a medalha de ouro, Pablo teve que superar três adversários.
“É uma honra representar o Brasil e ganhar uma medalha de ouro no primeiro Pan-americano da história. Ainda mais pelo alto nível técnico da competição. É muito gratificante vencer e ainda mais representando país. Obrigado a todos que me apoiaram”, comemorou Pablo.
Já Fernanda Peres, também se superou ao lutar na categoria até 60kg, já que costuma lutar na categoria até 50kg. A categoria foi disputada no sistema todas contra todas e Fernanda terminou com a medalha de prata. Fernanda venceu atletas da Venezuela e do Canadá para ficar com a prata. O desempenho surpreendeu a própria atleta que admite se dedicar exclusivamente ao Beach Wrestling.
“Todas as minhas adversárias bateram 60kg, ou seja, mesmo mais leve consegui me sair bem. Posso dizer que me descobri nessa modalidade e cada vez mais meus treinamentos serão voltados para a areia. Na única luta que não venci, estava ganhando até a metade. Agora é treinar mais para trazer outras medalhas para o Brasil” projetou Fernanda.