Beach Wrestling disputa os Jogos Sul-Americanos de Praia na Colômbia

O Wrestling brasileiro inicia neste sábado (15/7), às 12h, a participação no Jogos Sul-Americanos de Praia em Santa Marta, na Colômbia. O Beach Wrestling ou Wrestling de Praia é a vertente do Wrestling olímpico disputada nas areias. A equipe, liderada pela chefe de equipe Rafaela da Luz e pelo técnico Agnaldo Santos, é composta por quatro atletas: Caroline Soares 50kg, Amanda Leal 60kg, Matheus Barreto 70kg e Claudio Mateus Machado 90kg. Todos os lutadores são estreantes em Jogos e vão representar o Time Brasil pela primeira vez. Para Amanda Leal é a primeira viagem para fora do Brasil.

“Sonho em lutar uma competição de Jogos, pelo Time Brasil, desde que comecei na modalidade. É a minha primeira viagem internacional e estou super empolgada. O Wrestling na areia é uma luta que exige muita força e não podemos colocar o joelho no chão para atacar como no Wrestling olímpico. Lutar na praia favorece meu estilo de lutar mais próximo do oponente e estou confiante em trazer um bom resultado”, afirmou Amanda, 23 anos e natural de Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Os quatro lutadores disputam as eliminatórias neste sábado, caso avancem para disputa de medalhas, retornam para Arena de Lutas no domingo (16/7). No Beach Wrestling, as lutas acontecem em área delimitada na areia round único de três minutos e vencer quem marcar três pontos primeiro. Se empatar em pontos, vence o atleta que marcou o último ponto. O treinador Agnaldo Santos, formado pela Academia Brasileira de Treinadores, do Comitê Olímpico do Brasil, explica as principais diferenças da modalidade.

“A luta no wrestling olímpico é muito mais rápida do que na areia, então os atletas fazem muitos ataques colocando um ou os dois joelhos no chão, se for bloqueado tem a opção de dar continuidade. No Beach Wrestling não há essa opção, então os ataques de perna colocando o joelho no chão não devem ser feitos, a luta se desenvolve mais em pé, muita disputa de pegada e clinch, e os ataques de perna são feitos a partir da postura alta ou média”, explicou Agnaldo, treinador da atleta Amanda também no clube e que não esconde a felicidade de vê-la representando o Brasil: “Uma sensação de felicidade e de realização, conseguir fazer com que ela chegasse mais uma vez a um grande evento, dessa vez com o Time Brasil, representando não só a nossa modalidade, mas o nosso país, sinto que ela consegue se soltar mais no Beach Wrestling do que no Wrestling Olímpico.

Confira a programação dos brasileiros nos Jogos Sul-Americanos de Praia 2023.

Dia 15/7 – Eliminatórias 16h, horário de Brasília

Feminino: Caroline Soares 50kg e Amanda Leal 60kg
Masculino: Matheus Barreto 60kg e Claudio Mateus Machado 90kg

Dia 16/7 – Finais 16h