Atualização do Critério Olímpico 2016

CRITÉRIO OLÍMPICO 2016

INTRODUÇÃO

Com o objetivo maior de representar, na melhor forma possível, o Brasil nos Jogos Olímpicos RIO2016, e oferecer um calendário com competições mais proveitosas a cada atleta, baseado no nível técnico, a CBW dividiu em 5 grupos o calendário consolidado.

A) Seleção pré-Olímpica e Olímpica

B) Seleção Sênior (LF, GR e EL)

C) Grupo de trabalho (LF/GR/EL)

D) Seleção Junior (LF/GR/EL)

E) Seleções Cadetes, JOJ2018 e escolares (LF/GR/EL)

Desta forma os torneios e campos de treinamento foram escolhidos e selecionados para, dentro do plano geral (Macrociclo) possam oferecer as melhores condições de preparação e/ou competição aos nossos atletas. Poderão haver alterações durante o ano devido aos resultados obtidos por cada grupo ou atleta individualmente, sendo passível o up-grade ou down-grade no número e tipo de evento.

A composição do grupo de trabalho será determinada durante os campos de treino no Brasil, sendo obrigatória a participação dos atletas das seleções nacionais Sênior e Junior.

 

SELEÇÃO PRÉ-OLÍMPICA

A Seleção será formada no final de 2015, tendo como observação final a COPA BRASIL 2015. O atleta que se classificar em melhor ou igual colocação que o atual titular da seleção, terá o direito de disputar a vaga na seleção pré-olímpica com este atleta, em dia a ser marcado no mês de dezembro de 2015 em sistema de melhor de três, em local a ser definido. Este atleta se manterá titular até o torneio classificatório continental.

O Campeonato Brasileiro Sênior servirá como uma última avaliação para os torneios classificatórios mundiais, porem apenas aqueles atletas com reais chances de classificação, participarão desses torneios. Em caso de não realização do Campeonato Brasileiro, a Confederação fara uma seletiva nas categorias em que esta for necessária.

 

SELEÇÃO OLÍMPICA

A seleção Olímpica será formada pelo atleta titular em cada categoria que tenha conquistado a vaga para o Brasil nesta mesma categoria em algum dos Torneios Classificatórios Olímpicos.

No caso extraordinário de algum atleta, titular de sua categoria, por algum motivo médico ou documental, não puder participar de alguma etapa das seletivas olímpicas, a CBW poderá substituí-lo por outro atleta. No caso do seu substituto conquistar a vaga olímpica, será realizada uma seletiva (Melhor de três lutas) entre o titular da categoria e o atleta que conquistou a vaga, no sentido de definir o atleta representante do Brasil nesta categoria. Esta seletiva será marcada pela CBW antes do prazo final definido pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil) para o envio da lista final de atletas participantes.

 

OBJETIVOS

O primeiro campo de treinamento de 2016, servirá para confirmar os atletas que irão compor o grupo de trabalho da CBW e irão compor as seleções nacionais pré-olímpicas em 2016. E também para:

· Recolher a documentação necessária

· Avaliar os atletas (exames técnicos, físicos e clínicos)

· Selecionar as equipes titulares e reservas para competições

Alguns atletas podem ser convocados devido a necessidade de sparrings de treinamento. Também são levados em consideração fatores como idade para 2016, ranking e experiência internacional.

 

COMPETIÇÕES &  PERIODIZAÇÃO

 

· O ciclo competitivo de 2016 foi dividido em 4 Macrociclos, cada um composto de mesociclos de acumulação, transformação e realização, conforme o modelo de Iurig Verjoshanski, de cargas concentradas em blocos.

· As competições fundamentais foram assim identificadas:

SENIOR- Classificatórios Olímpicos, Jogos Olímpicos e Copa Brasil

JUNIOR- Campeonato Panamericano Junior e Campeonato Mundial Junior.

CADETES- Campeonato Panamericano Cadetes.

· A CBLA planejou 10 períodos de treinamento em regime de concentração durante o ano para a equipe sênior.

–          Os técnicos responsáveis são: Angel Aldama (Chefe), Pedro Garcia, Daniel Malvino e Felipe Macedo.

–          Os técnicos responsáveis pela equipe JR são: Flavio Cabral(Chefe), Ivan Tsochev e Juan Maren

 

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

 

· Todos os atletas devem comparecer na data, local e horário estipulado para cada convocação.

· Os atletas convocados devem cumprir uma presença mínima de 75% nos treinamentos e atividades realizadas no período da convocação

· Nos treinamentos, a CBW oferece alojamento e alimentação – para atletas CONVOCADOS e CONVIDADOS de fora do RJ

· A CBW é responsável pelo transporte RODOVIÁRIO apenas dos atletas CONVOCADOS para os treinamentos.

· O treino é aberto a todos os atletas, maiores de 18 anos, quites com suas Federações e devidamente autorizados pela comissão técnica.

· Todos os atletas devem trazer o equipamento de treinamento e competição

· Todos os atletas devem trazer a documentação solicitada

· Na ocasião da Copa Brasil 2015, todos os atletas devem trazer os exames solicitados (com validade de 6 meses): AVALIAÇÃO CARDIOLOGICA (EQG+ECO), URIA (EAS), EXAME DE SANGUE (hemograma completo, glicose, ureia creatinina, tgo/tpg e ck) e RX DE TORAX. * Os atletas da atual seleção titular, já pode entregar os exames solicitados ao Depto. médico da Confederação para análise prévia.

· Os atletas selecionados para participação nos campeonatos, já ficarão desde o início de treinamento até o dia do embarque e competição.

– Todos os atletas devem estar quites com a CBW (Anuidades e participação)

· Todos os atletas que aceitarem a convocação, terão que OBRIGATÓRIAMENTE assinar o termo de compromisso do atleta, termo de viagens e de termo de cessão de imagem.

· Os atletas que não puderem participar ou se apresentar na convocação, deve encaminhar a CBW, por escrito o motivo da ausência com a justificativa e laudo medico se for o caso.

· O membro da delegação que necessitar um documento de dispensa para estudo ou trabalho, deve solicitar à CBW, com antecedência mínima de 10 dias.

· Durante as viagens e convocações, todos atletas devem respeitar as normas de utilização do uniforme da CBW, do uso da marca do patrocinador, dos limites de bagagem das cias aéreas e acatar todas as instruções dos chefes de equipes e dirigentes da CBW.

· Todos membros da delegação, devem cumprir com suas obrigações e responsabilidades estipuladas pelo chefe de equipe, tais como: Horários, entrega de documentação, guarda de tickets de viagem, etc….

· Os treinadores, assim como a equipe multidisciplinar que acompanhará a delegação, serão selecionados pela direção da CBW em cada convocação

· Os atletas que possuírem patrocínio próprio ou de seu clube, e quiser participar de alguma competição internacional, deverão cumprir com as mesmas obrigações de todos os atletas, e sua participação será autorizada ou não, a critério do corpo técnico da CBW.

O não cumprimento deste regulamento pelos membros da delegação pode acarretar em punição que vai desde uma advertência, desligamento ou até a suspensão de futuras convocações por tempo determinado.

Este documento pode ser alterado a qualquer momento, sendo válida esta última versão publicada em 05/03/2016.

 

 

R. Leitão

Superintendente