Atletas da CBLA se unem e marcam presença na “Passeata em Defesa do Rio”

Os atletas da Luta Olímpica brasileira estarão presentes hoje às 16 h no centro do Rio em apoio à passeata “Em Defesa do Rio” contra a redistribuição dos royalties do petróleo, que pode prejudicar a realização dos Jogos Olímpicos de 2016 na cidade maravilhosa. “A Luta junta-se as outras modalidades e ao COB em apoio a realização dos Jogos Olímpicos de 2016, não queremos ficar sem as Olimpíadas”, justifica Roberto Leitão, Superintendente da CBLA.

O governo do Rio de Janeiro irá realizar uma passeata para protestar contra a emenda apresentada pelo deputado Ibsen Pinheiro (PMDB-RS), na tarde desta quarta-feira, no centro da cidade. A emenda modifica as regras de distribuição dos royalties do petróleo do Estado. Foi decretado ponto facultativo dos servidores do Estado a partir das 15h de hoje. A concentração será às 16h, na Candelária, de onde seguirá até a Cinelândia. O site da OAB-RJ (Ordem dos Advogados do Brasil) do Rio de Janeiro informa que a Justiça vai encerrar seu expediente no horário determinado para aderir ao protesto.
EMENDA
A emenda criada pelo deputado Ibsen Pinheiro prevê a redistribuição dos royalties obtidos com a exploração do petróleo entre todos os Estados e municípios, com base nos fundos de participação.
Na prática, a emenda fará com que os Estados produtores – como o Rio, São Paulo e o Espírito Santo – passem a receber menos.
Com a mudança, o Estado carioca perderia cerca de R$ 5 bilhões e as cidades, no geral, perderiam cerca de R$ 2 bilhões.
O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, declarou no sábado que a Emenda Ibsen Pinheiro põe em risco a realização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016.

Fonte: eBand