Árbitro Eduardo Paz é confirmado nos Jogos Olímpicos Rio-2016
A United World Wrestling (UWW) confirmou nesta quinta-feira, o nome do árbitro brasileiro Eduardo Paz Gonçalves como um dos 30 que integrarão o seleto time de juízes que atuarão no Rio de Janeiro. É a primeira vez na história do Wrestling nacional que um árbitro brasileiro participa dos Jogos Olímpicos.
“Depois da minha atuação no último Mundial, em Las Vegas, fiquei confiante em estar entre os árbitros que iam para os Jogos. Por mais que você se sinta confiante, sempre fica aquela dúvida, vi excelentes de fora da lista, mas graças a Deus meu nome estava lá”, comemorou Eduardo, árbitro desde 2000 e internacional desde 2005.
Para Eduardo Paz, a sensação é uma mistura de satisfação e alívio. Em Londres 2012, Dadu, como é conhecido no mundo da Luta Olímpica, ficou de fora por apenas um requisito. Já neste ciclo a última etapa foi na congelante Socchi, na Rússia, sede dos últimos Jogos Olímpicos de Inverno. Nesse encontro a comissão de arbitragem fechou a lista com os nomes.
“Essa foi a primeira etapa da reta final. Em Socchi, a comissão reuniu os dados de cada árbitro dos eventos de 2015 e participamos de um debate sobre as novas regras e a partir de agora teremos outros encontros até os Jogos Olímpicos”, relatou Eduardo.
Para Dadu, a evolução dele no apito acompanha o avanço da Luta Olímpica brasileira. Em 2014, o brasileiro já havia recebido o prêmio de melhor árbitro da Final do Golden Grand Prix. Esse ano, Dadu ainda recebeu uma homenagem durante o Sul-americano Júnior, em Callao, Peru. Além de dirigir as lutas no tapete, Eduardo também comanda a direção de arbitragem da Confederação Brasileira de Wrestling, que forma novos árbitros nacionais.
“Graças à Confederação pude participar de diversos campeonatos internacionais e pude me adaptar rápido às novas regras. Outro ponto importante foi no curso de árbitros, onde também estive em contato com as mudanças na arbitrgem e pude passar o conhecimento que adquiri”, concluiu Eduardo.