Kamila Barbosa vai lutar pelo pódio no Cerro Pelado (Arquivo/CBW)

Aquece Pan de Lima: Kamila Barbosa e a alegria contagiante de uma das melhores do mundo

Ao entrar no tapete de lutas do ginásio no Coliseu de Callao, em Lima, Peru, Kamila Barbosa vai disputar a sua segunda edição de Jogos Pan-americanos. A lutadora chega a capital peruana na décima nona colocação do ranking mundial na categoria até 50kg e em busca de melhorar a sétimo colocação obtida nos Jogos Pan-americanos de Toronto. Sempre com sorriso no rosto, Kamila confia no trabalho realizado pelo treinador da seleção nacional Nisdany Perez para subir ao pódio da principal competição das Américas.

“Acredito que chego para os Jogos mais experiente e preparada. Acredito muito no trabalho que venho fazendo junto ao meu técnico Nisdany na academia Calasans em São José dos Campos e tenho certeza que tenho condições de nesses de brigar por medalhas. É uma categoria com muitas lutadoras boas e tenho consciência que o “trem” vai pegar fogo. Como atleta hoje tenho consciência da grandeza dos Jogos Pan-americanos, mas minha essência continua a mesma e vou dar o melhor pelo meu país”, afirmou Kamila, bicampeã brasileira da categoria até 50kg e uma das mais disputadas do wrestling nacional e do mundo.

A essência de Kamila vem da cidade de Goianésia em Goiás. Filha caçula de quatro filhos e criada apenas pela mãe Jandira, Kamila foi a única a seguir no esporte. Os irmãos Fábio, Geórgea e Fernando tiveram que deixar o esporte para ajudar a mãe no custeio da casa. Todos começaram no judô, assim como Kamila que conheceu o wrestling no início dos 2000 e aos 17 anos passou a dar aulas da modalidade em um projeto social em Barro Alto, interior de Goiás, onde descobriria um talento que viria se tornar amiga e companheira de seleção e que vai estar ao lado de Kamila nesta edição de Jogos Pan-americanos.

“Participei de um projeto social da Prefeitura de Barro Alto e fomos nas escolas convidar as crianças. Em uma delas a Lais, sua irmã e seus primos se interessaram e começaram a praticar. Era muito bom, mas como todo projeto, tinham suas suas dificuldades e cada adolescente suas particularidades vamos assim dizer. É muito gratificante ver tudo que Lais conquistou, ser amiga e poder disputar essa edição de Jogos Pan-americanos com ela”, explicou Kamila.

Depois das aulas em Barro Alto, Kamila foi convidada pelo hoje coordenador de seleções Flavio Cabral a fazer parte de um projeto de formação de atletas do Ministério do Esporte em Brasília. Depois a lutadora se mudou para Osasco, onde seguiu no SESI até grande parte ser extinta depois dos Jogos Olímpicos e seguiu para São José dos Campos, onde treina até hoje. Mesmo longe de casa há mais de 10 anos, Kamila afirma ter herdado o jeito extrovertido e a tagarelice da família que vai torcer in loco por Kamila nos Jogos.

“Acho que minha família é assim, minha mãe é uma figuraça e já falou até para o padre da paróquia para me assistir nos Jogos . Meus irmãos são gente boa demais, muito simples, alegres e festeiros. Acho que vem daí sabe. O meu irmão mesmo, o Fernando, foi para o Pan-americano de wrestling na Argentina me acompanhar e saiu de lá amigo de todo mundo e perguntam por ele até hoje. Acho que é  nosso jeito “jeca” de ser”, brincou Kamila, para em seguida falar sério ao torcedores ” Convido mais uma vez a vir comigo para mais uma grande competição, os Jogos Pan-americanos, as Olimpíadas da América. Tenham certeza que a sua torcida e oração chega até nós e faz toda diferença” encerrou Kamila.

Wrestling feminino –  dia 8/8 – Eliminatórias das 12h às 16h e finais das 18h30 às 22h
Kamila Barbosa até 50kg
Camila Fama até 53kg
Giullia Penalber até 57kg

Wrestling feminino e estilo livre – dia 9/8 – Eliminatórias das 12h às 16h e finais das 18h30 às 22h
Lais Nunes até 62kg
Aline Silva até 76kg
Daniel Nascimento até 57kg

Estilo livre – 10/8 – Eliminatórias das 12h às 16h e finais das 18h30 às 22h
Antoine Jaoude até 125kg

Como faço para assistir o wrestling durante os Jogos ?

Opção 1 – O Play Plus serviço online transmite todos os combates do sinal oficial dos Jogos pela internet http://r7.com/JSrA

Opção 2 – A Record News, canal por assinatura, transmite todas as lutas de eliminatórias e finais 7/8, 8/8, 9/8. No dia 10/08 a emissora transmite de 12h – 15h

Opção 3 – SPORTV 3

Consulte a programação da sua TV por assinatura para saber o canal.