O atleta brasileiro Joilson Júnior entra em ação nesta sexta-feira em Ottawa no Canadá Foto: Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br

Aquece Pan de Lima: Joilson Júnior, de promessa a realidade em oito anos

Joilson Júnior entra em ação nesta quarta-feira a partir do meio dia para representar o Brasil nos Jogos Pan-americanos de Lima 2019. Oito anos depois de dar os seus primeiros golpes no Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho, o jovem de 21 anos chega a disputa da sua primeira edição de Jogos Pan-americanos. Primeiro tricampeão Pan-americano Júnior da história, 2016,2017 e 2018, Joilson assumiu a vaga de titular da categoria adulta em 2016 e já acumula duas medalhas de bronze no Pan-americano Sênior (acima de 20 anos). Tranquilo e com jeito ofensivo de lutar, sempre andando em direção ao adversário, Joilson não se intimida nem com o campeão olímpico dos Jogos do Rio, o cubano Ismael Borrero, um de seus principais rivais na categoria.

“Treino buscando vencer todos os atletas e procuro colocar na cabeça que ele (Ismael) é um adversário como qualquer outro. Então tenho procurado fazer o trabalho que tenho feito nos treinos na hora da luta. Confio no trabalho dos meus treinadores e estou preparado para lutar com qualquer um. Tenho certeza que se vier a medalha tenho muito que agradecer primeiramente a Deus aos técnicos e companheiros de treino”, afirmou Joilson, uma das revelações do estilo greco-romano nacional.

Um dos grandes adversários a serem batidos antes mesmo de viajar para Lima foi o peso. Em fase de crescimento, Joilson luta na divisão até 67kg e precisa cumprir à risca a dieta para não ultrapassar o peso limite e correr o risco de ficar de fora das competições. Para isso, o grequista conta com o apoio da esposa Crislayne Saldanha, amazonense e ex-atleta de wrestling também chamada de Paula. Os dois firmaram união estável e passaram a morar juntos. Segundo o lutador, a vida ao lado da companheira só trouxe benefícios para carreira tanto emocionalmente quanto no auxílio das tarefas que circundam a carreira de atleta no dia a dia.

“Perder o peso é sempre um pouco desgastante, mas já estou acostumado e vejo como início de concentração para competir. Estou apenas aguardando a hora de entrar no tapete e dar meu melhor. A Paula veio na minha vida para somar, desde o momento que a gente começou a namorar ela sempre me ajudou com alimentação e com as responsabilidades em relação ao treinamento e só tenho a agradecer a Deus por ter colocado ela na minha vida”, reconheceu Joilson, caçula de três filhos e filho de Érica e Joilson.

Nem a pouca idade, nem o fato de estrear nos Jogos Pan-americanos fez Joilson deixar de chamar a responsabilidade para si. Ciente da possibilidade de conquistar uma medalha, o niteroiense entrou no clima dos Jogos Pan-americanos ao ver atletas de outras modalidades recebendo as medalhas. O lutador espera ter  o apoio da torcida que como ele vai acompanhar do Brasil pela televisão e internet o torneio. Um combustível a mais para colocar o Brasil entre os melhores da categoria.

“A ansiedade está a mil. Vi nos sites e redes sociais outros atletas nacionais ganharem medalha e tenho a expectativa de representar o Brasil da melhor maneira possível e tenho me dedicado cada vez mais para subir ao pódio neste Jogos Pan-americanos pelo Brasil. Desde já agradeço a todos que estão torcendo por mim e mandar um forte abraço em cada um. Torçam bastante por mim e pelos meus companheiros” agradeceu Joilson, Terceiro Sargento da Marinha do Brasil.

Confira abaixo que dia e horário lutam os brasileiros, sempre no horário de Brasília.
Estilo greco-romano – dia 7/8 – Eliminatórias das 12h às 16h e finais das 18h30 às 22h

Joilson Júnior até 67kg
Angelo Moreira até 77kg

Wrestling feminino –  dia 8/8 – Eliminatórias das 12h às 16h e finais das 18h30 às 22h
Kamila Barbosa até 50kg
Camila Fama até 53kg
Giullia Penalber até 57kg

Wrestling feminino e estilo livre – dia 9/8 – Eliminatórias das 12h às 16h e finais das 18h30 às 22h
Lais Nunes até 62kg
Aline Silva até 76kg
Daniel Nascimento até 57kg

Estilo livre – 10/8 – Eliminatórias das 12h às 16h e finais das 18h30 às 22h
Antoine Jaoude até 125kg

Como faço para assistir o wrestling durante os Jogos ?

Opção 1 – O Play Plus serviço online transmite todos os combates do sinal oficial dos Jogos pela internet http://r7.com/JSrA

Opção 2 – A Record News, canal por assinatura, transmite todas as lutas de eliminatórias e finais 7/8, 8/8, 9/8. No dia 10/08 a emissora transmite de 12h – 15h

Opção 3 – SPORTV 3

Consulte a programação da sua TV por assinatura para saber o canal.