Aquece Pan de Lima: Daniel Nascimento, de Manaus para Lima com escala no Irã
Daniel Nascimento inicia nesta sexta-feira, às 12h a participação do estilo livre brasileiros nos Jogos Pan-americanos de Lima, no ginásio do Coliseu Mil Grau, localizado na capital peruana. O lutador é fruto do importante trabalho realizado no Centro de Treinamento de Alto Rendimento do Amazonas, o CTARA. Oriundo do jiu-jitsu depois de ser apresentado ao wrestling e passou a se dedicar integralmente ao esporte. O primeiro treino ainda é o local onde em 2012, um menino de 14 anos chegava para treinar. Sete anos depois e aos 21 de idade Daniel vai estrear em uma edição dos Jogos Pan-americanos e recolocar o estado do Amazonas de volta ao Jogos. O último a disputar foi Waldeci Silva, nos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro 2007, atual presidente da FALLE, Federação Amazonense de Wrestling.
“Fui apresentado ao wrestling pelo treinador Cosme Dias do jiu-jitsu há sete anos, me apaixonei pelo esporte e desde então sequer treinei outra modalidade. No início gostei tanto que queria treinar 24 horas se pudesse. É uma sensação incrível poder representar o Amazonas e principalmente o Brasil em uma competição como esta. Tenho treinado forte durante anos, espero lutar bem e buscar um pódio e colocar uma medalha de Jogos Pan-americanos no peito”, afirmou Daniel, expoente de uma geração de talentos amazonenses.
Daniel passou por todas as categorias etárias e conquistou medalhas nos Pan-americanos Cadete e Júnior. A classificação foi obtida no Pan-americano de Wrestling ao terminar como um dos melhores não classificados. Ciente da responsabilidade e da oportunidade de disputar o torneio, Daniel abraçou a ideia do treinador para uma preparação específica para os Jogos de Lima. Depois de obter as passagens junto à Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer do Governo do Estado do Amazonas, o lutador viajou para o Irã com o companheiro de treinos Fabio Júnior, onde passou um mês treinando com a equipe nacional e dividindo o tapete com medalhistas olímpicos e mundiais. O lutador conta como foi a experiência no país onde o wrestling é o principal esporte do país.
“Waldeci, presidente da Federação Amazonense, conversou com meu treinador Antonio Nestor Garcia e tiveram a ideia de passar quase um mês treinando no Irã para Lima. O treino foi muito forte e lutamos muito. O Centro de treinamento tem cinco tapetes todos cheios e adquiri bastante conhecimento. Lá eles treinam de segunda a segunda, sim até no domingo eles treinam. Então tanto para mim quanto para meu companheiro de treino Fabio Júnior foi dureza e muito proveitoso treinar com vários lutadores de diferentes estilos. Agradeço muito a chance de poder dividir o tapete com medalhistas mundiais e olímpicos”, agradeceu Daniel.
Atualmente, a única fonte de renda de Daniel é o Bolsa-atleta do Governo Federal depois do corte da bolsa municipal da Prefeitura do Amazonas. Pela primeira vez o lutador vai ter um combate transmitido em rede nacional e sabe a importância que um bom resultado pode atrair possíveis patrocinadores. Além de apoiar a carreira, uma nova fonte de renda auxiliaria bastante a vida com a namorada Greyce Kelly com quem Daniel mora junto há dois anos. Ciente da importância das vibrações positivas, o manauara conta com o apoio do Amazonas e do Brasil para brilhar em Lima.
“Esta é a competição mais importante da minha carreira e conto com apoio de todos. Além da minha família, da minha companheira Greyce Kelly, dos meus colegas de treino e treinador, conto com a ajuda de todos. Torçam com toda força para equipe brasileira pois nesse momento a torcida contagia o atleta”, clamou Daniel.
Wrestling feminino e estilo livre – dia 9/8 – Eliminatórias às 12h e finais 18h30
Lais Nunes até 62kg
Aline Silva até 76kg
Daniel Nascimento até 57kg
Estilo livre – 10/8 – Eliminatórias e finais
Antoine Jaoude até 125kg
Como faço para assistir o wrestling durante os Jogos ?
Opção 1 – O Play Plus serviço online transmite todos os combates do sinal oficial dos Jogos pela internet basta clicar aqui
Opção 2 – A Record News canal por assinatura transmite todas as lutas de eliminatórias e finais 7/8, 8/8, 9/8. No dia 10/08 a emissora transmite de 12h – 15h
A Rede Record vai fazer chamadas ao vivo durante as provas no sinal aberto e o canal por assinatura SPORTV ainda não publicou sua programação