Camila Fama está pronta para agarrar mais uma oportunidade pelo Brasil.

Aquece Pan de Lima: Camila Fama, codinome perseverança

Camila Fama vai representar o Brasil na categoria até 53kg do wrestling nesta quarta-feira  no ginásio do Coliseu Mil Grau, em Lima, Peru. Para entendermos como Camila Fama chegou até os Jogos Pan-americanos é preciso voltar no tempo até o ciclo dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. A lutadora perdeu a titularidade da categoria até 53kg e depois resolveu subir para a categoria até 68kg para tentar a vaga nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. A vontade de participar dos Jogos era tanta que rendeu um convite a Camila para atuar como comentarista para uma Rede Televisão. Mesma perseverança  repetida na hora de conseguir a vaga para os Jogos Pan-americanos, obtida no Brasileiro ao vencer a então titular da categoria Gracyenne Helena na seletiva.

“A força de vontade vem do querer. O querer se superar e estar no lugar mais alto do pódio e ser uma referencia mundial. Sei que há muito trabalho pela frente e por isso tenho sempre que colocar força de vontade e convicção de que posso chegar. Acredito que quando temos um sonho, somos os únicos capazes de torná-lo real. É nosso dever unir força, fé e trabalho duro. Me sinto mais madura, com o jogo mais definido e frieza para competir. Acho que meu lado emocional e preparo mental cresceram muito do ultimo ciclo para cá” refletiu Camila, estreante na principal competição das Américas.

A evolução no jeito de lutar de Camila tem nome e sobrenome. O treinador cubano da seleção Nisdany Perez começou a treinar a equipe da Calasans Wrestling em São José dos Campos em 2016. De lá para cá a equipe coleciona resultados importantes, tanto que três dos nove atletas brasileiros dos Jogos Pan-americanos treinam na equipe. A lutadora revela um pouco do diferencial do treinador que vai estar em seu córner durante o torneio em Lima.

“O Nisdany é tecnico completo e tem feito total diferença. Cada atleta possui um trabalho individual onde os pontos fortes são aprimorados e o que precisava ser corrigido foi ajustado. Além disso Nisdany tem um olho muito clinico pra enxergar o jogo de cada uma e trabalhar estratégias para que possamos sempre superar nossas adversarias nos combates. Venho trabalhando muito e confio no trabalho do meu técnico. Estou preparada e confiante”, afirmou Camila.

Além dos campeonatos de wrestling olímpico, Camila passou a disputar também o circuito mundial de Beach Wrestling, versão das areias da modalidade. Além do ritmo de luta proporcionado pela exigência física das areias, dos títulos e medalhas, Camila também aprimorou as esgrimas bastante comum nas areias. A vontade e a persistência de estar entre as melhores das Américas foi alcançada e será colocada em prática em Lima. Camila agradece o carinho recebido pelas redes sociais e espera retribuir com vitórias

“Desde já quero agradecer as vibrações positivas, mensagens de apoio e carinho que venho recebendo. Isso motiva muito! Levo cada um de vocês comigo e por isso subo ao tapete ainda mais forte. Conto com a a sua torcida e vamos em busca do sonho”, encerrou a paulista de 30 anos.

Wrestling feminino –  dia 8/8 – Eliminatórias das 12h às 16h e finais das 18h30 às 22h
Kamila Barbosa até 50kg
Camila Fama até 53kg
Giullia Penalber até 57kg

Wrestling feminino e estilo livre – dia 9/8 – Eliminatórias das 12h às 16h e finais das 18h30 às 22h
Lais Nunes até 62kg
Aline Silva até 76kg
Daniel Nascimento até 57kg

Estilo livre – 10/8 – Eliminatórias das 12h às 16h e finais das 18h30 às 22h
Antoine Jaoude até 125kg

Como faço para assistir o wrestling durante os Jogos ?

Opção 1 – O Play Plus serviço online transmite todos os combates do sinal oficial dos Jogos pela internet http://r7.com/JSrA

Opção 2 – A Record News, canal por assinatura, transmite todas as lutas de eliminatórias e finais 7/8, 8/8, 9/8. No dia 10/08 a emissora transmite de 12h – 15h

Opção 3 – SPORTV 3

Consulte a programação da sua TV por assinatura para saber o canal.