Antoine Jaoude, uma quina de Jogos Pan-americanos na carreira (Caio Baptista/CBW)

Aquece Pan de Lima: Antoine Jaoude, recordista de Jogos Pan-americanos do wrestling nacional

Enquanto a hora de torcer para os lutadores se aproxima você conhece um pouco mais sobre os atletas que vão representar o Brasil nos Jogos Pan-americanos de Lima. Antoine Jaoude dispensa apresentações e ao subir ao tapete de lutas no dia 10 de agosto de 2019 vai atingir outra marca importante. O lutador vai disputar a quinta edição de Jogos Pan-americanos da carreira, recorde entre homens e mulheres na modalidade. A estreia de Antoine foi em Winnipeg, no Canadá, em 1999 com uma sexta colocação. Na edição seguinte, o brasileiro conquistou a medalha de prata na edição de Santo Domingo contra o norte-americano Daniel Cormier. Em 2007, Antoine teve a chance de competir em casa diante da família nos Jogos do Rio e terminou em quinto lugar. Em 2011 nos Jogos de Guadalajara, o atleta lutou com a família ao ter seu irmão Adrian Jaoude como companheiro de seleção e encerrou na sétima colocação. Depois da ausência nos Jogos de Toronto, Antoine regressa aos Jogos em Lima, para surpresa de muitos, mas não dele mesmo.

“Enquanto tiver amor e vontade de fazer vou fazer. Não ganhei a vaga sem lutar, lutei e conquistei o bronze no Pan e classificou o país para os Jogos. Depois fui campeão brasileiro e confirmei a vaga para Lima. Como nas outras quatro vezes conquistei a vaga nos Jogos Pan-americanos lutando. Incomoda ouvir das pessoas que já deveria ter me aposentado, mas procuro não pensar nisso e seguir lutando. Estou contando com apoio de todos na Confederação e nunca estive tranquilo para lutar. Vamos para mais uma batalha e espero representar bem o Brasil e quem sabe depois conquistar uma vaga em Tóquio no Mundial. Estou feliz faço o que amo”, comentou Antoine, fluente em cinco línguas e que sonha ser diplomata.

 Aos 42 anos, Antoine não tem a rotina tão intensa de treinos e segue o planejamento de preparação feito pelo treinador-chefe da equipe nacional Angel Torres Aldama. Na reta final de preparação para os Jogos se dividiu entre o trabalho em um empresa e os treinos com uma equipe de amigos e profissionais para auxiliá-lo. Tudo para superar as dificuldades de parceiros de treino com o mesmo peso. Como luta na categoria até 125kg, Antoine tem dificuldade de encontrar parceiros de treinos com seu peso e técnica e procura buscar sparrings pesados para não sentir diferença na hora do combate. Ele explica como foi a preparação para os Jogos.

“Estou sempre recebendo a planificação do treinador Angel e contei com ajuda do Iuri Simões, atleta de jiu-jitsu, que também treina wrestling. Ele vai buscar um feito agora no ADCC (Abu Dhabi Combat Club), já foi campeão em duas categorias de peso e vai tentar ganhar esse ano a terceira, esteve no Brasil e ajudou bastante nos treinamentos. Além dele, Ralph Jaoude, Daniel Marques e Marcos Gomes ajudaram como sparrings. Na preparação física, para seguir o planejamento de Angel contei com o trabalho do Henri Ribeiro e do Julinho Viçoso. Durante o ciclo para os Jogos do Rio vivemos um período de bonança, atualmente os investimentos cessaram e os treinos voltaram a ser um pouco mais raiz, como antigamente”, brincou Antoine, atleta olímpico nos Jogos de Atenas em 2004.

Depois de classificar a categoria até 130kg do estilo greco-romano para os Jogos Olímpicos do Rio e ser batido por Eduard Soghomonyan na seletiva para definir o representante brasileiro nos Jogos do Rio, Antoine ficou totalmente fora das competições por dois anos e regressou apenas em 2019. Poucos atletas tiveram a honra de disputar uma edição de Jogos Pan-americanos e Antoine vai para sua quinta edição. Com nome e sobrenome que se confundem com o wrestling nacional, o experiente atleta rejeita o rótulo de paizão da delegação e acredita ser apenas um entre os nove lutadores. Antoine aproveita para convocar a torcida brasileira.

“Procuro passar um pouco do que aprendi para quem quiser aprender. Mas não fico querendo dar exemplos e procurando os outros a todo momento para não ser chato. Os Jogos sempre tiveram uma visibilidade que aumentou com a chegada da internet. No wrestling sempre tivemos os melhores atletas das Américas com times de ponta como Estados Unidos, Canadá e Cuba por isso cada vitória e medalha é muito importante. Gostaria de agradecer a todos que vão assistir as lutas e que torçam por toda a equipe brasileira. Vamos deixar de tudo no tapete e dar tudo para representar bem o Brasil”, encerrou Antoine.

Confira abaixo que dia e horário lutam os brasileiros, sempre no horário de Brasília.
Estilo greco-romano – dia 7/8 – Eliminatórias às 12h às 16h e finais 18h30 às 22h

Joilson Júnior até 67kg
Angelo Moreira até 77kg

Wrestling feminino –  dia 8/8 – Eliminatórias às 12h às 16h e finais 18h30 às 22h
Kamila Barbosa até 50kg
Camila Fama até 53kg
Giullia Penalber até 57kg

Wrestling feminino e estilo livre – dia 9/8 – Eliminatórias das 12h às 16h e finais 18h30 às 22h
Lais Nunes até 62kg
Aline Silva até 76kg
Daniel Nascimento até 57kg

Estilo livre – 10/8 – Eliminatórias e finais
Antoine Jaoude até 125kg

Como faço para assistir o wrestling durante os Jogos ?

Opção 1 – O Play Plus serviço online transmite todos os combates do sinal oficial dos Jogos pela internet basta clicar aqui

Opção 2 – A Record News canal por assinatura transmite todas as lutas de eliminatórias e finais 7/8, 8/8, 9/8. No dia 10/08 a emissora transmite de 12h – 15h

A Rede Record vai fazer chamadas ao vivo durante as provas no sinal aberto e o canal por assinatura SPORTV ainda não publicou sua programação