Aquece Pan de Lima: Angelo Moreira, da punição a um lugar entre os melhores das Américas
A hora de torcer para os lutadores brasileiros se aproxima. Nesta quarta-feira, os dois atletas do estilo greco-romano Angelo Moreira e Joilson Júnior sobem ao tapete de lutas a partir de 12h. Para Angelo Moreira estar entre os melhores das Américas em uma das categorias mais disputadas significa ainda mais. Em 2011, o lutador se preparava para tentar uma vaga na categoria até 67kg nos Jogos Pan-americanos de Guadalajara, mas não conseguiu bater o peso da categoria. Depois disso, o lutador foi punido e ficou seis meses suspenso apenas treinando. A lição foi aprendida e Angelo vai ter a chance de disputar o primeiro Jogos Pan-americanos de sua carreira, mais experiente, mais forte e com chances de colocar o Brasil no pódio.
“Sem dúvida é umas categorias mais difíceis do estilo e todos os atletas possuem chance de medalhar. E não é um discurso de competidor, todos os oito lutadores tiveram chance de medalha nos dois últimos pan-americanos de wrestling. Estou com uma mistura de ansiedade,emoção e expectativa. Tudo que podia ser feito fiz. Me dediquei, treinei e concentrei. Agora é esperar o grande dia e fazer uma ótima competição”, afirmou Angelo, multicampeão nacional da categoria até 77kg.
O amadurecimento de Angelo foi além do jeito de lutar e na conduta como atleta. O lutador se formou em administração pela Universidade Estácio. No início, Angelo custeou a graduação do próprio bolso e na reta final teve bolsa integral. Atualmente cursa pós-graduação e é prova viva de que com esforço e dedicação é possível conciliar resultados e estudos. A carreira acadêmica acompanhou os resultados no tapete com duas importantes medalhas. Três medalhas de bronze nos Jogos Sul-americanos 2018 e nos Pan-americanos 2017 e 2018.
“Estou mais maduro e também adquiri mais experiência de luta. Aproveitei também para corrigir os erros nesta temporada em que treinamos na Espanha e nos Top Competências que tivemos no retorno ao Brasil, no ginásio do CEFAN. Estou buscando a perfeição para o dia da luta”, confessou Angelo.
Natural de Minas Gerais, Angelo já morou também em Brasília, Niterói, Rio de Janeiro e arrebatou amigos por onde passou. Com o início dos Jogos, as mensagens de apoio aumentaram na mesma proporção do feito de estar entre os oito melhores das Américas. Angelo faz questão de agradecer e manda uma mensagem para todos que deixarão o coração no tapete nesta quarta-feira.
“Agradeço toda energia positiva que estão me enviando. Não paro de receber o carinho dos amigos e torcedores. Gostariam que soubesse que buscarei dar o melhor de mim, pela minha família, amigos, torcedores e meu país. Ninguém conquistou a vaga por sorte e todos têm condição e vão lutar até o fim pelas medalhas. Conto a torcida de todos”, afirmou Angelo.
Confira abaixo que dia e horário lutam os brasileiros, sempre no horário de Brasília.
Estilo greco-romano – dia 7/8 – Eliminatórias das 12h às 16h e finais das 18h30 às 22h
Joilson Júnior até 67kg
Angelo Moreira até 77kg
Wrestling feminino – dia 8/8 – Eliminatórias das 12h às 16h e finais das 18h30 às 22h
Kamila Barbosa até 50kg
Camila Fama até 53kg
Giullia Penalber até 57kg
Wrestling feminino e estilo livre – dia 9/8 – Eliminatórias das 12h às 16h e finais das 18h30 às 22h
Lais Nunes até 62kg
Aline Silva até 76kg
Daniel Nascimento até 57kg
Estilo livre – 10/8 – Eliminatórias das 12h às 16h e finais das 18h30 às 22h
Antoine Jaoude até 125kg
Como faço para assistir o wrestling durante os Jogos ?
Opção 1 – O Play Plus serviço online transmite todos os combates do sinal oficial dos Jogos pela internet http://r7.com/JSrA
Opção 2 – A Record News, canal por assinatura, transmite todas as lutas de eliminatórias e finais 7/8, 8/8, 9/8. No dia 10/08 a emissora transmite de 12h – 15h
A Record TV vai fazer chamadas ao vivo durante as provas no sinal aberto e o canal por assinatura SPORTV ainda não publicou sua programação. Consulte a programação da sua TV por assinatura para saber o canal.