Ana Júlia Santos é vice-campeã do Pan U-20 e garante vaga no Mundial 2022

Depois de faturar a medalha de ouro com Guilherme Porto na véspera no estilo livre masculino, o Brasil voltou a subir no pódio neste sábado no Pan-Americano Sub-20 de wrestling. A conquista, desta vez, foi no feminino com Ana Júlia dos Santos, que conquistou a medalha de prata na categoria até 76 kg. A brasileira ainda garante vaga no Mundial da faixa etária que acontece em agosto, em Sofia, na Bulgária.

Em competição disputada entre quatro atletas em sistema de todas contra todas, Ana Júlia dos Santos fez 7 a 0 sobre Rose Cassiopi, dos Estados Unidos, na estreia. Depois, perdeu para Vianne Roeleau, do Canadá, por 11 a 0, mas garantiu a prata ao vencer Erin Enriquez, do México, por 5 a 0.

As duas vitórias de Ana Júlia dos Santos foram as únicas do Brasil neste sábado. O número poderia ser maior, mas Yasmine Kalilly vencia por 6 a 1 Sandra Menchaca, do México, na categoria até 68 kg, quando machucou o ombro e teve que desistir da competição.

Nas categorias até 62 kg, Thais Tertuliano perdeu as três lutas que fez para Maria Aguilar, do México, por 7 a 0, e por touch para Angelina Toddington, do Canadá, e Skylar Hattendorf, dos Estados Unidos, terminando em quarto e último lugar.

O mesmo aconteceu com Julia Oliveira na categoria até 65 kg. Ela foi derrotada por Elleni Johnskn, dos Estados Unidos, Savana Pinsent, do Canadá, e Mellanie Villaba, do México.

Para completar a participação brasileira, Geovânia Marques foi batida por Gloria Vilcapoma, do Peru, 10 a 0, nas quartas de finais da categoria 50kg, mas sua algoz não avançou e ela não teve chance de voltar na repescagem.