Aline vai lutar pela vaga em Tóquio nesta quinta-feira Foto: Washington Alves/COB

Aline Silva vai para repescagem do Mundial e mantém chance de ir a Tóquio

O wrestling feminino voltou ao tapete de lutas na madrugada desta quarta-feira, quinto dia do Campeonato Mundial de Wrestling 2019, em Nur Sultan, no Cazaquistão. Aline Silva, vice-campeã mundial em 2014 e quinta colocada no Mundial 2015 voltou a disputar o principal torneio da modalidade depois da ausência em 2018. A brasileira estreou com vitória sobre a três vezes medalhista mundial Vasilisa Marzaliuk, de Belarus, por 2 a 1. Nas oitavas, Aline acabou superada também por 2 a 1 pela japonesa Hiroe Minagawa. Como a oponente chegou até a final, a brasileira volta ao tapete de lutas nesta quinta-feira, às 2h, para disputar uma vaga em Tóquio. Aline precisa vencer duas lutas na repescagem para chegar a disputa de medalha de bronze, o suficiente para garantir vaga nos Jogos.

Na primeira luta, Aline saiu em desvantagem no placar ao ser retirada da área delimitada no tapete, único deslize da paulista no combate. A brasileira não se desesperou e manteve seu plano de luta até forçar a punição de Marzaliuk. Mesmo com o empate e a vantagem no critério de desempate pelo último golpe aplicado, Aline conseguiu retirar a oponente do tapete e fechar em 2 a 1.

Nas oitavas de finais, Aline enfrentou a japonesa Hiroe Minagawa. O roteiro parecia se repetir, Aline saiu em desvantagem no placar fruto de uma punição por passividade no primeiro round. No entanto, no segundo round a arbitragem voltou a punir a brasileira com outro short clock e Minagawa abriu 2 a 0. Em seguida, o árbitro aplicou a punição por passividade para japonesa, mas restavam apenas 30 segundos de combate. Aline ainda tentou dois últimos ataques sem sucesso e o placar terminou em 2 a 1 para a oponente.

Como Miragawa garantiu vaga na final, Aline Silva vai voltar para repescagem nesta quinta-feira. A brasileira enfrenta a nigeriana Blessing Onyebuchi na primeira luta da repescagem e se vencer enfrenta a chinesa Qian Zhou pela vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio.