Aline Silva termina em quinto no Mundial e garante vaga nos Jogos Olímpicos Rio 2016
Aline Silva garantiu a primeira vaga da Luta Olímpica brasileira nos Jogos Olímpicos do Rio de janeiro nesta quinta-feira (10/09) no Campeonato Mundial de Wreslting 2015, em Las Vegas, Estados Unidos. Com uma grande atuação, Aline venceu três lutas e mesmo prejudicada pela arbitragem, acabou terminando em quinto lugar na categoria até 75kg, o suficiente para garantir o país no torneio. O país ainda foi representado por Joice Silva até 58kg, Lais Nunes até 63kg e Waldeci Silva até 65kg, no estilo livre masculino, que não conseguiram avançar em suas chaves. Nesta sexta-feira, Adrian Jaoude representa o país na categoria até 86kg. As eliminatórias começam às 14h e as finais às 22h30.
Na primeira luta, Aline venceu um antiga rival, a cubana Lisset Echeverria. A paulista dominou o combate do início ao fim e construiu um placar de 6 a 1. Já nas quartas-de-finais uma das melhores lutas dos quatro dias de competições. Com 37 anos e muita bagagem no esporte, Guzel Manyurova do Cazaquistão saiu na frente de Aline e se manteve na liderança do com 5 a 4 no placar até restarem 14 segundos para o fim. Foi nesse momento que Aline partiu com tudo para cima da adversária e conseguiu passar para as costas da adversária quase no fim da área de delimita o tapete de lutas. O córner do Azerbaijão pediu o desafio, mas no replay, ficou constatado que Aline executou o golpe dentro da área permitida e a brasileira ganhou mais um ponto, fazend 7 a 5 e garantindo a vaga nas quartas-de-finais e a uma vitória da vaga nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
Nas quartas-de-finais mais uma luta decidida ponto a ponto. Aline conseguiu superar a russa Ekaterina Bukina pela contagem mínima, 5 a 4, depois de sair ficar atrás o placar durante quase os seis minutos de luta. Quando o cronômetro aponto os 6 minutos de combate, a brasileira ergueu os punhos e comemorou a vaga nos Jogos Olímpicos do Rio 2016. Com a conquista de Aline, o Brasil passa a ter três vagas garantidas por ser país sede da competição ano que vem.
Na semifinal, Aline reencontrou Adeline Gray, campeã mundial em 2014 sobre Aline e algoz da brasileira também nos Jogos Pan-americanos de Toronto. O combate começou com muito estudo de ambas as partes. Enquanto Adeline buscava alcançar as pernas da brasileira para aplicar a cruzeta ( golpe bem sucedido nos Jogos Pan-americanos) e conseguiu abrir 2 a 0. Aline neutralizava as investidas de Adeline às pernas e chegou a encostar a americana em contra-ataque que calou o Orleans Hotel & arena. No entanto, a arbitragem acabou não considerando o encostamento, dando apenas dois pontos para Aline, prejudicando a brasileira e possibilitando Adeline sair da situação de desvantagem. No fim, a estado-unidense acabou conseguindo aplicar a cruzeta, abrir vantagem e fechar o placar em 10 a 1.
Após o intervalo das eliminatórias para as finais, Aline voltou para disputar a medalha de bronze contra a bielorussa Vasilisa Marzaliuk. Em mais uma luta bastante disputada, a paulista tentou buscar a melhor pegada e por pouco não conseguiu reverter a desvantagem de 2 a 1 obtida por Marzaliuk ainda no primeiro round. Aline tentou forçar a saída da rival do tapete, mas o challenge comprovou que bielorrusa não saiu do tapete. A brasileira acabou sofrendo mais um ponto pelo não sucesso do challenge e sem tempo para reagir, acabou ficando com o quinto lugar e com a certeza da missão cumprida.
Confira os países que se classificaram para os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016.
Categoria até 58kg estilo livre feminino
1º lugar – Kaori Icho (JPN)
2º lugar – Petra Ollin (FIN)
3º lugar – Yuliya Ratkevich (AZE)
3º lugar – Elif Yesilirmak (TUR)
5º lugar – Malin Mattsson (SWE)
5º lugar – Jackeline Renteria (COL)
Categoria até 63kg estilo livre feminino
1º lugar – Battsetseg Soronzonbold (MGL)
2º lugar – Risako Kawai (JPN)
3º lugar – Taybe Yusen (BUL)
3º lugar – Yullia Tkachostapchuk (UKR)
5º lugar – Anastasija Grogorjeva (LAT)
5º lugar – Braxton Stone (CAN)
Categoria até 75kg estilo livre feminino
1º lugar – Adeline Gray (USA)
2º lugar – Qian Zhou (CHN)
3º lugar – Vasilisa Marzaliuk (BLR)
3º lugar – Epp Mae (EST)
5º lugar – Aline Silva (BRA)
5º lugar – Andrea Olarra (COL)
Categoria até 65kg estilo livre masculino
1º lugar – Frank Marquez (ITA)
2º lugar – Ikhtiyor Navruzov (UZB)
3º lugar – Seyedahmad Seyedmahmoud Mohammadipahnehlolaei (IRI)
3º lugar – Soslan Ramonov (RUS)
5º lugar – Mandakhnaran Ganzorig (MGL)
5º lugar – Toghrul Asgarov (AZE)