Aline Silva e Lais Nunes conquistam bronze no último dia do Lady’s Open

12592675_986840594743036_3837615250103441410_n

Erica Wiebe, Adeline Gray, Fengliu Zhang e Aline Silva, no pódio da categoria até 75kg (Alex Ferro- Rio 2016)

A equipe brasileira encerrou sua participação no Lady’s Open 2015, evento-teste da Luta Olímpica para os Jogos Rio 2016, com duas medalhas de bronze. Lais Nunes na categoria até 63kg e Aline Silva até 75kg subiram ao pódio em suas respectivas divisões de peso. Mesmo sendo a primeira competição do ano , as atletas brasileiras encerraram a competição com três bronzes – Susana Santos foi bronze no sábado –  e agora se preparam para mais uma etapa da preparação rumo a seletiva olímpica, em março, nos Estados Unidos.

Confira os resultados do último dia do Lady’s Open:

Categoria até 53kg
Giullia Penalber enfrentou a chinesa Xuechun Zhong,quinta colocada no último Campeonato Mundial, em Las Vegas. Zhong se impôs venceu por superioridade técnica e abriu caminho para a medalha de ouro. Na sequência, a chinesa passou por Alyssa Lampe, medalhista de bronze nos Jogos Pan-americanos, também por superioridade técnica (10 a 0). Na final, Zhong bateu a compatriota Hui Li por 6 a 3. Giullia ainda voltou para o bronze, mas foi superada por 4 a 0 por Alyssa Lampe. O outro bronze ficou com a russa Natalya Malysheva .

Categoria até 63kg
Na categoria até 63kg, Lais Nunes ganhou a medalha de bronze para o Brasil. Depois de um revés diante da canadense Danielle Lappage, oitava no último campeonato mundial, Lais venceu a disputa contra a compatriota Dailane Gomes por 3 a 1 e colocou o país no pódio. O ouro ficou com a candense Lappage na disputa mais apertada do dia. Lappage fez 5 a 4 sobre a chinesa Xiaoqian Wang e conquistou o único ouro do Canadá na competição.

Categoria até 75kg
Aline Silva teve pela frente novamente Adeline Gray, número um do mundo. As duas reeditaram a final do Campeonato Mundial 2014. Adeline conseguiu passar uma vez para as costas da brasileira, marcando dois pontos. Aline foi empurrada pelos torcedores, esteve perto de furar a defesa da americana, mas não conseguiu virar. No fim, vitória para Adeline por 2 a 0.

Na semifinal, a americana reviveu a final do Mundial 2015, contra a chinesa Qian Zhou. Zhou abriu 7 a 0 contra Gray, mas a norte-americana, utilizou a cruzeta, golpe que consiste em dominar as pernas da adversária e girar. E foi assim que Gray virou o placar para 17 a 7 arrancando aplausos dos presentes. A sequência de golpes de Gray foi tão dura que Zhou não conseguiu voltar para disputar o bronze, que ficou com Aline Silva. O outro bronze foi para chinesa Fengliu Zhang.

Na final, Adeline novamente saiu atrás do placar. A canadense Erica Wiebe chegou a abrir 4 a 1. Mas a americana tirou ponto a ponto, empatou e depois virou para 7 a 4, inciando 2016 da mesma forma que terminou 2015, com a medalha de ouro no peito.

Quadro de medalhas do Lady’s Open

China – 3 ouros, 3 pratas e 1 bronze
Canadá –  1 ouro, 2 pratas e 2 bronzes
Estados Unidos – 1 ouro, 3 bronzes
Rússia – 1 prata e 3 bronzes
Brasil – 3 bronzes
Japão – 1 ouro
Hungria –  sem medalhas
Argentina – sem medalhas