Aline Silva terminou a campanha em 14º lugar Foto: Washington Alves/COB

Aline não avança na repescagem e encerra participação no Mundial 2019

Aline Silva voltou ao tapete do Campeonato Mundial de Wrestling 2019, em Nur Sultan, capital do Cazaquistão,nesta quinta-feira. A brasileira disputou a repescagem na categoria até 76kg do wrestling feminino conta a nigeriana Blessing Onyebuch. A vencedora enfrentaria a chinesa Qian Zhou por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, já que os dois quintos colocados também garantiam vaga na semifinal da Copa. Aline pôde disputar a repescagem nesta quinta porque a japonesa Hiroe Minagawa, algoz da brasileira nas eliminatórias chegou a final

No combate entre a brasileira e nigeirana, a campeã africana começou o combate agressiva e alcançando um feito que nenhuma atleta tinha conseguido, alcançar as pernas de Aline, derrubar a brasileira e fazer 2 a 0. Em seguida, a nigeriana voltou a furar a defesa da brasileira e abrir mais dois pontos no placar, 4 a 0. Aline voltou no segundo round disposta a reverter a o placar e conseguiu diminuir a desvantagem para 8 a 2. No entanto, Onyebuch conseguiu mais uma queda e por pouco não encostou Aline. A segundos do fim, Aline conseguiu furar a defesa da rival e colocá-la em posição de encostamento. Porém, o cronômetro zerou antes que Aline pudesse completar a ação e a vitória ficou com a nigeriana por 8 a 3.

Na luta seguinte, a chinesa Quian Zhou bateu Onyebuch por superioridade técnica (11 a 1). A medalha de ouro na categoria ficou com a norte-americana Adeline Gray que fez 4 a 2 sobre a japonesa Hiroe Minagawa. É o quinto título Mundial da carreira de de Adeline Gray que ficou de fora do pódio nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Já a campeã olímpica no Rio, Erica Wiebe ficou em nono lugar  e vai ter que buscar a vaga na seletiva pan-americana em março de 2020 que acontece em Ottawa, no Canadá, país natal de Erica.