Aline é bronze e Luta brasileira atinge melhor campanha em Jogos Pan-americanos
Jogos Pan-americanos – dia 04
Aline Silva conquistou nesta sexta-feira (17/07) a terceira medalha do país nos Jogos Pan-americanos de Toronto 2015. A brasileira ficou com a medalha de bronze na categoria até 75kg do estilo livre feminino. Com o pódio, Aline chega a sua segunda medalha em Jogos. Na edição de Guadalajara, em 2011, a paulista ficou com a medalha de prata. Com o ouro de Joice Silva, mais os bronzes de Aline Silva e Davi Albino o Brasil iguala o número de medalhas da campanha dos Jogos Rio 2007, quando os brasileiros ganharam três medalhas, uma prata com Luiz Fernandes e dois bronzes com Rosângela Conceição e Felipe Macedo. Mas ouro de Joice coloca a campanha de Toronto 2015 à frente daquela realizada em 2007. Pedro Rocha luta na categoria até 74kg a mesma do campeão olímpico Jordan Burroughs, e Hugo Cunha luta categoria até 125kg. As eliminatórias começam às 15h35 e as finais às 21h, horário de Brasília.
Aline Silva – bronze na categoria até 75kg
Como na luta não há cabeças-de-chave, o sorteio apontou para a luta de estreia, o combate que muitos apostavam ser a final da categoria até 75kg do estilo livre feminino nos Jogos Pan-americanos. A norte-americana Adeline Gray, campeã mundial, e Aline Silva, vice-campeã do torneio, repetiram a final do Mundial do Uzbequistão, em 2014. A americana conseguiu levar a melhor novamente e desta vez venceu por superioridade técnica (10 a 0). Com o avanço de Adeline até a final, Aline retornou para repescagem e não deu chances para Ana Gonzalez, de Porto Rico. A paulista conseguiu o primeiro encostamento (golpe perfeito que encerra a luta imediatamente) do país na competição e uma das medalhas de bronze. Na final, Gray mostrou porque é a número um do mundo e superou a atleta local Justina Distasio por 7 a 6, ficando com a medalha de ouro. O outro bronze ficou com a cubana Lisset Echevarria.
Gilda Oliveira – categoria até 69kg
A campeã dos Jogos Sul-americanos Gilda Oliveira teve todas as suas tentativas de ataque neutralizadas pela argentina Luz Vazquez e não avançou na chave, que fez 7 a 0. Como a argentina foi derrotada na semifinal, Gilda ficou impedida de disputar a repescagem. O ouro da categoria ficou com Dori Yeats do Canadá e a prata com a venezuelana Maria Acosta. Os bronzes ficaram com a algoz da brasileira, Luz Vazquez, e com a mexicana Diana Miranda.