Aline e Eduard colocam país no pódio do Torneio Internacional da Ucrânia

IMG-20160214-WA0029

Delegação que representou o país no Torneio Internacional da Ucrânia

Aline Silva e Eduard Soghomonyan brilharam no último dia do Torneio Internacional da Ucrânia, em Kiev. A brasileira ficou com a medalha de prata na categoria até 75kg do estilo livre feminino. Já o armênio que busca a naturalização brasileira ficou com o bronze na categoria até 130kg do estilo greco-romano. A equipe brasileira teve ainda mais sete atletas em disputas. Joice Silva que lutaria na categoria até 58kg foi poupada pela comissão técnica para que chegue no melhor de sua forma na seletiva olímpica de 04 a 06 de março em Frisco, Estados Unidos.

A delegação brasileira chega ao Rio de Janeiro nesta segunda-feira, onde permanece em treinamento antes de seguir para Frisco. Ainda em fevereiro, de 26 a 28, a equipe nacional participa do Pan-americano de Luta Olímpica. Em seguida, ainda na cidade americana, acontece de 04 a 06 de março a seletiva olímpica pan-americana.

Confira como foi o desempenho da equipe brasileira no último dia na vigésima edição do tradicional torneio ucraniano.

Estilo greco-romano
Eduard Soghomonyan manteve a rotina de subir ao pódio. No início do mês Eduard já havia conquistado a prata no Torneio Internacional de Paris, na França. Na Ucrânia, Eduard estreou já nas quartas de finais contra o ucraniano  Oleksandr Chernetskyy e não conseguiu avançar. No entanto, Eduard caiu direto na repescagem  para disputa do bronze. Novamente, um ucraniano, Dmytro Chmykhov cruzou  o caminho de Eduard. Em uma luta disputada, o brasileiro fez 4 a 2 sobre o rival e garantiu o bronze.

Os outros atletas do estilo greco-romano, Joílson Júnior até 66kg, Ângelo Moreira até 75kg e Ronisson Brandão até 85kg não avançaram em suas chaves e não foram repescados.

Estilo livre feminino

Aline Silva voltou a ser o destaque no feminino. A paulista ficou com a medalha de prata na categoria até 75kg. Na estreia, Aline venceu a atleta local Oksana Vaschuk por 5 a 4 e garantiu vaga na final contra a também ucraniana Alla Cherkasova, medalhista de bronze no Campeonato Mundial de 2013.  Cherkasova acabou conseguindo o encostamento contra a brasileira e ficando com a medalha de ouro. A prata de Aline foi o melhor resultado da delegação brasileira no torneio.

Giullia Penalber,categoria até 53kg, fez uma ótima estreia contra Liudmyla Skliarenko e não deu chances para a adversária, encerrando o placar em 9 a 0. Nas quartas de finais, Giullia lutou contra Liliya Horishna,também da Ucrânia, e acabou superada por 3 a 1. Na repescagem, Giullia enfrentou a terceira ucraniana, Iryna Chykhradze, e não conseguiu avançar para a  disputa do bronze.

Lais Nunes, categoria até 63kg, também venceu na estreia. A goiana superou a ucraniana Svitlana Ryzhkova por 8 a 4. Na semifinal, Laís reencontrou a canadense Danielle Lappage. As duas se enfrentaram no evento teste realizado no Rio, há pouco mais de duas semanas. Lappage venceu novamente, desta vez por 8 a 1. Lais foi para a disputa do bronze contra Solomiya Volska, da Ucrânia. Volska venceu por superioridade técnica (10 a 0) e Lais fechou o torneio em quinto lugar.

Estilo livre masculino

 Os irmãos Adrian e Antoine Jaoude defenderam o estilo livre masculino brasileiro no último dia da competição. Antoine enfrentou o ucraniano Iaroslav Ponomarenko. Em um luta acirrada, Ponomarenko levou a melhor ao fazer 2 a 1. Já Adrian lutou contra o georgiano Tornike Aladashvili e em outro confronto bastante disputado, o brasileiro acabou superado por 5 a 3.  Infelizmente, os algozes não avançaram e os brasileiros não puderam regressar na repescagem.