Aline, Camila, Giullia, Kamila e Lais vão representar nos Jogos Pan-americanos 2019
O Campeonato Brasileiro de Wreslting 2019 realizado no sábado (18/5) na Arena 1 do Parque Olímpico do Rio de Janeiro definiu as cinco representantes brasileiras nos Jogos Pan-americanos de Lima 2019, que para o wrestling acontece de 7 a 10 de agosto. Confira como as lutadoras garantiram a vaga na competição que acontece de quatro em quatro anos.
Categoria até 50kg – Kamila Barbosa vai disputar sua segunda edição de Jogos Pan
A goiana radicada em São José dos Campos, Kamila Barbosa estreou no torneio contra Thalia Oliveira e fez 4 a 0. Depois, Kamila passou para final ao vencer Geovana Leite por touche. Na final, Kamila enfrentou a carioca Caroline Soares, venceu por superioridade técnica (10 a 0 ), conquistou o título brasileiro e confirmou a vaga para os Jogos Pan-americanos de Lima. Kamila vai participar pela segunda vez de uma edição de Jogos Pan-americanos. Nos Jogos de Toronto 2015, a lutadora terminou em sétimo lugar até 48kg.
Categoria até 53kg – Camila Fama supera Gracyenne Helena no torneio e na seletiva para Lima
A paulista Camila Fama estreou contra a promessa Letícia Pimenta e avançou com um vitória por superioridade técnica (14 a 4). Na semifinal, a lutadora enfrentou a niteroiense Gracyenne Helena, responsável por classificar o Brasil para os Jogos Pan-americanos de Lima. Camila venceu Gracyenne por 5 a 3 e garantiu vaga na final para enfrentar Shayenne da Silva. Camila fez 12 x 4 e garantiu o direito de fazer uma repescagem contra Gracyenne. Camila venceu a melhor de três contra Gracyenne e obteve o direito de representar o Brasil nos Jogos Pan-americanos de Lima 2019.
Categoria até 57kg – Giullia Penalber também garante segunda participação nos Jogos Pan
A carioca Giullia Penalber também garantiu a vaga conquistada nos Jogos Sul-americanos de Cochabamba 2019. A lutadora avançou até a medalha de ouro ao passar por Karoline Santana, depois por Beatriz Andrade e na final pela amazonense Andria Pimentel. Em Toronto, Giullia terminou em sétimo lugar.
Categoria até 62kg – Lais vence batalha das campeãs pan-americanas
Lais nunes foi outra atleta a confirmar o favoritismo. A atual campeão pan-americana e quinta colocada no ranking mundial lutou logo na primeira luta contra Joice Silva, ouro nos Jogos Pan-americanos de Toronto em 2015 e que voltava aos tapetes depois de dois anos ausente do torneio. Lais começou com volume de luta e com uma queda de 4 pontos abriu vantagem no placar, mas Joice reagiu e por pouco não encostou Lais. A carioca chegou a empatar o combate em 7 a 7, mas Lais seguia em vantagem por ter aplicado o golpe de maior valor. No fim, Joice arriscou, Lais se defendeu e conseguiu passar para as costas com um 9 a 7. Depois, Lais ainda venceu Brenda Palheta e Fabiana Chaves para fechar com a medalha de ouro.
Categoria até 76kg – Aline retorna para rotina de ouros
Aline Silva regressou depois de quase dois anos longe das competições nacionais e superou todas as rivais. Primeiro dentro do seu grupo ao passar por Keila Calaça e depois por Thamires Martins. Na semifinal, a paulista venceu por touche Renata Borba e na final a campeã pan-americana júnior Thais Oliveira.