Alagoas recebe primeiro torneio nacional

Alagoas preparada para receber o primeiro torneio nacional de Wrestling do estado

Atletas da categoria Infantil, U-15,Cadete, Júnior e Sênior do wrestling brasileiro disputam neste sábado (13/11), a partir das 8h, o Campeonato Brasileiro Regional IV, em Maceió, Alagoas. O torneio é a primeira competição nacional realizada pelo estado de Alagoas. O torneio vale pontos importantes no ranking da CBW e marca também o  primeiro evento nacional realizado no estado. O presidente da Federação Alagoana de Lutas Associadas (FALLA), Tarcísio Tavares, não esconde a felicidade de ter a oportunidade de receber atletas de 10 diferentes estados no torneio.

“Alagoas sempre teve representatividade em campeonatos nacionais, mas era um estado esquecido. Isso mudou nesta nova gestão da CBW que passou a olhar o Wrestling como um todo e em todos os estados. Fico satisfeito com essa visão de permitir através dos regionais que as competições não fiquem limitadas a alguns centros. Os estados precisam colocar a mão na massa e desenvolver o esporte. O Campeonato Brasileiro Regional vai desenvolver o wrestling como um todo e esperamos entregar um grande evento”, explicou Tarcísio.

A Federação Alagoana seguiu à risca os objetivos traçados para a organização do evento. Para viabilizar o evento contou com a ajuda de parceiros como a Secretaria do Esporte e Lazer da Juventude do Governo do Estado – SELAJ, que também auxilia os competidores alagoanos com passagens aéreas para competições nacionais. A Estácio, também parceira da CBW, vai disponibilizar o ginásio do Colégio Santa Úrsula para o torneio. A FALLA também contou com parceiros para locação de ambulância, item obrigatório para realização dos eventos. A proximidade com vários estados da região vai facilitar a participação, principalmente dos atletas nordestinos,

“Alagoas está em uma região central do nordeste o que facilita a participação dos estados vizinhos. Acredito que eles vão poder ver como estão seus atletas em comparação com os estados da mesma região e ter os custos reduzidos por competirem na mesma região. Pretendo fazer um grande torneio neste regional para que já no próximo consiga pleitear um Campeonato Brasileiro Cadete, Júnior ou Sênior”, explicou Tarcísio.

Tarcísio iniciou na Federação alagoana como diretor de arbitragem e assumiu a presidência da Federação em 2019 e vê o torneio como marco da retomada do esporte no estado. Em termos de resultados, Alagoas demonstra evolução no estado. Claudomir de Jesus acaba de regressar do Pan-americano U-15 e Wanderson Silva representou o Brasil no Pan-americano Júnior deste ano. Na categoria sênior, nomes como Sheila Berto, Lázaro Santos e Paulo Listik figuram entre os primeiros colocados no ranking da CBW em suas categoria de peso. Na mira de Tarcísio, está um desejo de promover um curso de capacitação de treinadores para os atletas em fase final da vida esportiva.

“Temos atletas oriundos de projetos sociais de professores que conseguem receber uma remuneração de alguma forma. Se pudesse realizar um sonho de imediato para o wrestling alagoano seria uma capacitação para atletas em transição de lutador para treinador. Um atleta que lutou a vida inteira e para de lutar, se não tiver uma capacitação para virar treinador acaba deixando o esporte e pretendo evitar que isso aconteça”, explicou Tarcísio.

Confira as informações do Campeonato Brasileiro Regional de Wrestling – Região IV
Dia: 13 de novembro (sábado)
Local: ginásio do Colégio Santa Úrsula, Rua Pio XII, nº:355, Jatiúca, Maceió- AL
Horário: 8h às 16h
Categorias: Infantil, Cadete, Júnior e Sênior
Entrada: o evento não será aberto ao público