A 50 dias para o início dos Jogos da Juventude, COB trabalha para promover evento memorável

Daqui a 50 dias será dada a largada para os Jogos da Juventude de 2022. Após dois anos paralisada devido à pandemia, a tradicional competição, organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) desde 2000, retorna ao calendário esportivo nacional. A expectativa é que cerca de 4 mil atletas, com idade limite de 17 anos, oriundos de escolas públicas e privadas de todo o país, participem do torneio. Ao todo, mais de 6 mil pessoas estarão envolvidas.

O COB segue trabalhando intensamente na construção de um “evento memorável”, tendo em vista a importância que ele possui para o desenvolvimento integral dos competidores. “Os Jogos da Juventude estão há mais de 20 anos fazendo parte do calendário esportivo nacional, contribuindo com o desenvolvimento de campeões no esporte e na vida. Estamos a 50 dias do evento com uma equipe muito motivada e comprometida, trabalhado em conjunto com o governo de Sergipe para realizarmos um evento memorável, que proporcione uma experiência única e inesquecível para os participantes”, declara Kenji Saito, diretor de Desenvolvimento e Ciências do Esporte do COB.

Visando alcançar esse objetivo, a entidade tem executado um forte trabalho na preparação da cidade-sede. Em termos de estrutura, 14 instalações esportivas serão utilizadas, além de 20 hotéis e do Centro de Convenções da capital sergipana. Haverá ainda estruturas móveis, como um restaurante com cozinha industrial, que servirá mais de 60 mil refeições ao longo dos dias, e uma biblioteca. No centro de convivência, está prevista a montagem de alguns stands, como a Arena COB, que permitirá vários tipos de interação e atividades educativas e culturais com o público.

Daniel Santiago, gestor esportivo do COB, enumera os desafios que são encarados no planejamento e na execução dos Jogos da Juventude.

“Os desafios são inúmeros, porque a organização dos Jogos é bem complexa. Precisamos estar atentos a vários fatores, como demandas das delegações, alocação dos atletas, hospedagem, alimentação e montagem da área de convivências e das arenas esportivas, por exemplo. Além disso, temos que estar atentos a todos os detalhes para mantermos e ampliarmos o padrão de qualidade que o COB oferece aos participantes. Nesse sentido, estamos trabalhando em sintonia com a cidade-sede para que tudo ocorra conforme o planejado”, afirma Santiago, que também é o coordenador geral dos Jogos da Juventude.

Em relação à parte esportiva, 16 modalidades estarão representadas em solo sergipano, são elas: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, ginástica artística feminina, ginástica artística masculina, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e wrestling.

Para marcar os 50 dias, o COB coloca no ar nesta quinta-feira o novo site dos Jogos da Juventude (https://www.cob.org.br/pt/jogos-da-juventude/), que traz um layout mais moderno e todas as informações sobre o evento.

A maior competição do país voltada ao público jovem também contará com transmissão ao vivo e gratuita, que será feita por meio do Canal Olímpico do Brasil, uma parceria do COB com a plataforma de streaming NSports.

*Informações Assessoria de Imprensa do COB