Regras
Tapete de Lutas
A Luta Olímpica é disputada em um tapete de lutas de 12 x 12 metros. Dentro dela, três círculos que representam área são encontrados. Além de dois espaços dedicados a cada treinador.
- Área ou círculo central – Área destinada ao início e reinício do combate.
- Área de combate – Local onde ocorre o combate, nesta área todos os pontos são assinalados.
- Área de passividade – Esta área marca o limite da área de combate, todos os pontos que acontecem nesta área são computados.
- Área de Proteção – Esta área marca a zona de proteção, nesta área somente são computadas as ações que se iniciam dentro da área de combate e terminam na zona de proteção, porém nenhuma ação que se inicie nesta área é validada.
- Área técnica – Este setor do tapete de luta é destinado ao treinador do atleta com a vestimenta de acordo com a cor da área.
Uniforme
Os atletas utilizam como uniforme a malha de competição e uma sapatilha de lutas. As malhas obrigatoriamente são azuis ou vermelhas.
Duração das lutas
As lutas são disputadas em 2 rounds de 3 minutos com intervalo de 30 segundos. Os pontos conquistados por cada atleta são cumulativos.
**É permitido que os lutadores bebam água na esquina nos intervalos dos rounds.
**É permitido que os Lutadores recebam instruções do treinador e de um segundo auxiliar nos intervalos dos períodos.
*** Não é permitido que os treinadores façam uso de toalhas molhadas para refrescar o seu atleta.
Encostamento – golpe que encerra o combate
Apenas um golpe é capaz de finalizar a luta em qualquer momento do combate , o encostamento. Também conhecido como pin ou touché, o golpe consiste em dominar o oponente de costas para o solo. Caso não aconteça, o vencedor é decretado conforme a pontuação durante a luta.
Superioridade técnica
Estilo livre feminino e masculino:
Se um dos atletas colocar uma diferença de 10 pontos sobre o adversário é decretado fim do combate.
Estilo greco-romano:
Se um dos atletas colocar uma diferença de 8 pontos sobre o oponente é decretado fim do combate
Valor das Ações e Projeções
Um Ponto (1):
- Ao Lutador cujo seu adversário pise com todo o pé fora da área de combate (Zona de proteção na posição de Luta em pé)
- Para o defensor que não sofreu pontos durante os 30 segundos de penalização no Estilo Livre.
- Ao Lutador cuja ação é impedida por seu adversário com uma pegada ilegal, mas que na seqüência consegue realizar a ação (ponto de bonificação).
- Ao Lutador atacante cujo adversário foge do contato da luta, do tapete, se nega a voltar ao combate, comete ações ilegais e atos de brutalidade.
- Ao Lutador cujo seu oponente tenha sofrido a terceira penalização no estilo greco-romano.
- Todas as interrupções de combate por parte do atleta sem que tenha sangramento ou lesão visível são penalizadas com um ponto para seu oponente.
- Para o Lutador que o seu oponente tenha solicitado o desafio (challenge). E a decisão final dos árbitros se confirme.
- Ao Lutador cujo seu oponente se negue a realizar a pegada ou cometa penalidade na posição de penalização da Luta Greco Romana depois da primeira advertência do árbitro.
Dois Pontos (2):
- Ao Lutador que realize uma pegada correta na posição de quatro pontos e coloque seu oponente em posição de perigo de encostamento ou toque instantâneo.
- Ao lutador atacante cujo oponente rode sobre seus ombros.
- Ao Lutador atacante cujo oponente fuja da pegada saindo do tapete na posição de perigo de encostamento “neste caso ainda é aplicada uma penalização para o atleta faltoso”.
- Ao Lutador que leva seu oponente ao solo passando para as costas controlando-o com pelo menos três pontos de apoios tocando o solo.
- Ao Lutador que aplique uma projeção saindo da posição de luta em pé para o solo e seu oponente caia na posição de quatro pontos e não na posição de perigo.
- Ao Lutador que se sobrepõe derruba e controla seu oponente passando para as costas do mesmo.
- Ao Lutador que bloqueia seu adversário sobre um ou dois braços estendidos com as costas expostas ao tapete.
- Ao Lutador atacante cujo oponente se recuse a colocar-se corretamente na posição de quatro pontos na Luta Greco Romana depois da primeira advertência.
- Ao Lutador atacado cujo atacante cai em posição de toque instantâneo e rode sobre os seus ombros ao realizar a ação.
- Ao Lutador que bloqueia o adversário quando este realize uma ação na luta de pé e termina na posição de perigo de encostamento.
Três Pontos (4):
- Ao Lutador que realize uma ação estando de pé no qual põe seu oponente em posição de perigo devido uma projeção direta com pequena amplitude.
- Por qualquer ação realizada, levantando o lutador do tapete por uma pequena amplitude quando um dos joelhos do lutador atacante esteja tocando o solo.
- Ao Lutador que realize uma ação de grande amplitude que não ponha seu adversário em uma posição de perigo de encostamento em uma ação direta.
- Nota: Se ao sofrer uma pegada o Lutador atacado mantém contato com o tapete com uma de suas mãos e imediatamente é colocado em uma posição de perigo, o Lutador atacante receberá três pontos (3).
Estilos livre masculino e livre feminino
- Todas as ações de grande “amplitude” realizadas, estando os Lutadores de pé onde o Lutador atacante coloque seu oponente em uma posição de perigo direta e imediata.
- A ação realizada por um Lutador na posição de quatro pontos que levanta completamente seu oponente do tapete para realizar uma projeção de grande “amplitude” a qual coloca seu adversário em uma posição de perigo direta e imediat
Cinco Pontos (5):
- Todas as ações de grande “amplitude” realizadas, estando os Lutadores de pé onde o Lutador atacante coloque seu oponente em uma posição de perigo direta e imediata.
- A ação realizada por um Lutador na posição de quatro pontos que levanta completamente seu oponente do tapete para realizar uma projeção de grande “amplitude” a qual coloca seu adversário em uma posição de perigo direta e imediata.
PASSIVIDADE
Estilos livre masculino e livre feminino
Primeira passividade: será apenas uma advertência sem penalidades, mas o árbitro deve para o combate e sinalizar ao atleta e seu treinador
Segunda passividade:o árbitro deverá parar o combate e assinalar os 30 segundos de ação onde o lutador advertido ( o atleta passivo no caso) deverá marcar pelo menos um ponto dentro de 30 segundos. O tempo é mostrado no placar eletrônico da partida. Caso o lutador passivo não consiga marcar o ponto, ele receberá uma penalização e se u oponente marcará um ponto técnico. Caso um dos lutadores consiga pontuar durante os 30 segundos, não haverá o ponto por passividade e a luta transcorrerá normalmente. Depois de assinalada a segunda passividade, caso ocorra outra passividade o tempo de 30 segundos será acionado.
Estilo greco-romano
Primeira passividade: na primeira passividade é apenas verbal e não se faz necessário paralisar o combate.
Segunda passividade: na segunda chamada, o árbitro deverá interromper o combate e assinalar uma penalização ao atleta passivo e perguntar ao oponente onde deseja reiniciar o combate se de pé ou no solo.
Terceira passividade: o árbitro deverá interromper o combate e assinalar e conceder um ponto ao adversário. O oponente possui ainda o direito de escolher a posição em que o combate será reiniciado.
Quarta passividade: acarreta na desclassificação do atleta.