Wrestling paraibano evolui e é sucesso dentro e fora dos tapetes

O último Campeonato Brasileiro de Wrestling foi realizado em Campina Grande, na Paraíba. E os anfitriões deram um show na competição. Nas categorias de base, o estado foi o campeão em cinco das seis categorias disputadas e o Clube Campestre, de Campina Grande, se consagrou como campeão brasileiro interclubes na categoria adulta.

Para Adjaílson dos Santos, presidente da Federação Paraibana de Luta Olímpica e Associadas (FEPALO), o resultado é reflexo de ações da atual gestão da Confederação Brasileira de Wrestling (CBW) que tem dado espaço para mais estados brasileiros brilharem nas competições. “Antigamente, a luta era muito centralizada e atletas de estados mais carentes como a Paraíba se classificavam, mas na hora de representar não tinham tantas oportunidades”, afirmou.

“Mas Flávio [Cabral Neves – presidente da CBW] tem feito uma gestão muito democrática. Basta ver que, estatisticamente, atletas de mais estados do Brasil estão tendo a oportunidade de fazer parte de seleções e representar o país”, completou o gestor.

Aposta na base

No último campeonato brasileiro, a Paraíba conseguiu a primeira colocação geral em todas as categorias infantis e, ainda, ficou com o vice-campeonato no sub-23. O estado, que conta com mais de 600 atletas praticantes da modalidade, tem apostado na massificação do wrestling desde as categorias de base.

“Nossa ideia é de que se a Paraíba, que é um estado pequeno, quiser promover atletas para chegar no alto nível e representar o Brasil, nossa aposta maciça tem que ser na base. A partir disso, a gente vem colocando em todos os eventos uma base muito forte. Temos vários campeões brasileiros, sul-americanos e pan-americanos. Estamos no caminho certo”, analisou Adjaílson.

O presidente da FEPALO também destacou iniciativas junto ao poder público para o fomento do esporte na Paraíba. Desde parcerias para a promoção do wrestling no ambiente escolar, até uma política de bolsa que auxilia os atletas paraibanos. “Aqui temos uma política boa de bolsa atleta, que quando os atletas não são contemplados pela federal, eles ganham na estadual. Isso fortalece a prática da luta e alimenta esse entusiasmo dos jovens atletas para chegarem ao alto nível”.

Sede de Campo de Treinamentos para Seleções e estilos

A CBW firmou neste ano parceria com o Clube Campestre de Campina Grande para criação de um Centro de Nacional da modalidade. Duas importantes ações foram realizadas esse ano, o Campo de Treinamento para os Jogos Sul-Americanos da Juventude para atletas de 15 a 17 anos, além da 2ª edição do Campo de Treinamento Feminino, realizado depois do Campeonato Brasileiro Interclubes Sênior, dos Brasileiros Infantis, Sub-23 e de Veteranos. Além do espaço para treinamento, as atletas que participaram do Campo de Treinamento contaram com todo apoio da equipe multidisciplinar do Clubes, principalmente de fisiotepeutas.

Confira os resultados da Paraína nos últimos Brasileiros de Wrestling 2022

Campeonato Brasileiro Infantil 7 a 8 anos

1º lugar – Paraíba – 100 pontos

2º lugar – Rio Grande do Norte – 50 pontos

3º lugar – Alagoas – 20 pontos

Campeonato Brasileiro Infantil 9 a 10 anos

1º lugar – Paraíba – 320 pontos

2º lugar – Rio Grande do Norte – 70 pontos

3º lugar – Alagoas – 25 pontos

Campeonato Brasileiro Infantil 11 a 12 anos

1º lugar – Paraíba – 562 pontos

2º lugar – Alagoas – 100 pontos

3º lugar – Rio Grande do Norte – 65 pontos

Resultado Geral Infantil

1º lugar – Paraíba – 1082

2º lugar – Rio Grande do Norte – 185

3º lugar – Alagoas – 145

Campeonato Brasileiro Sub-23

1º lugar – São Paulo – 285

2º lugar – Paraíba – 265

3º lugar – Pernambuco – 182

Campeonato Brasileiro Veteranos

1º lugar – Paraíba – 150

2º lugar – São Paulo – 25

3º lugar – Paraná – 25

Campeonato Brasileiro Interclubes Sênior

1º lugar – Clube Campestre – 254

2º lugar – SESI – 210

3º lugar – Club de Regatas Vasco da Gama – 150