Antoine Jaoude vai disputar o Trials 2019.

Luta Olímpica brasileira conquista mais uma vaga para os Jogos Olímpicos do Rio

Depois de 28 anos, estilo greco-romano nacional volta a maior competição do planeta e delegação brasileira possui cinco categorias classificadas até o momento
A Luta Olímpica brasileira garantiu mais umavaga para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, neste domingo, último dia do Pré-olímpico das Américas, em Frisco, Texas, Estados Unidos. Antoine Jaoude classificou o país ao chegar à final da categoria até 130kg do estilo greco-romano. O brasileiro venceu hondurenho  Randy Martinez por encostamento e o chinelo André Ayub por 7 a 1. A última vez que o estilo greco-romano brasileiro havia se classificado para uma edição de Jogos Olímpicos foi em Seul 1988 com Floriano Spiess.
A classificação veio de uma maneira inusitada. Eduard Soghomonyan, titular da categoria até 130kg do estilo greco-romano teve um mal estar e não foi autorizado pelo departamento médico a participar do evento.  Antoine, que lutara no último sábado na categoria até 125kg do estilo livre masculino foi convidado para lutar e tentar a vaga para o país no outro estilo.
“A Confederação agradece Antoine em aceitar defender o país em um estilo e em uma categoria diferente da sua e ainda mais por conquistar a vaga. Mas como a vaga é do país, não do atleta, e Eduard não participou do torneio por um motivo clínico, ao convidar Antoine ficou acordado com ele fazermos uma seletiva entre os dois atletas para decidir quem vai representar o país nos Jogos Olímpicos”, explicou Roberto Leitão, Superintendente da Confederação Brasileira de Wrestling.
Com a vaga na categoria até 130kg, o Brasil alcança o número de cinco categorias classificadas para os Jogos Rio-2016. Além da categoria até 130kg no estilo greco-romano, Joice Silva até 58kg, Lais Nunes até 63kg, Gilda Oliveira até 69kg e Aline Silva até 75kg confirmaram o estilo livre feminino nos Jogos. Os atletas brasileiros possuem mais duas chances de garantir presença nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em dois Pré-olímpicos mundiais.
O primeiro acontece de 22 a 24 de abril, em Ulaanbaatar na Mongólia e classifica os três primeiros colocados por divisão de peso nos estilos livre e greco-romano, e as duas primeiras colocadas por categoria no estilo livre feminino. Já a segunda e última chance acontece de 6 a 8 de maio, em Istambul, Turquia. Os dois primeiros em cada categoria garantem as últimas vagas para os Jogos do Rio.

Foto: Antoine Jaoude

Fúlvio Melo: (21) 98804-6974
Assessoria Confederação Brasileira de Wrestling (CBW)

Website: http://cbla.com.br
Facebook: CBW
Twitter: CBW_Oficial
Instagram:CBW_Oficial
CAIXA – Patrocinadora oficial da Luta Olímpica brasileira.